No AMAZÔNIA:
As faltas tiraram 1.068 candidatos dos 7.005 concorrentes ao vestibular 2009 da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). A maioria dos faltosos - 272 - concorria ao curso de agronomia, que tem o maior número de vagas - 150 - e de concorrentes, embora não seja o mais disputado. Segundo o professor Orlando Tadeu Lima de Souza, coordenador executivo do processo seletivo da Ufra, o listão dos aprovados deverá ser divulgado em 15 dias.
Segundo o coordenador, a prova foi realizada com total tranquilidade em todos as cinco escolas públicas em Belém e nos campi de Castanhal, Santarém, Capitão Poço e Parauapebas.
Em Belém, de acordo com informações do serviço médico, o único problema mais grave ocorreu com um candidato de nome Vítor, que fazia prova no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), extinto Cefet. Ele quase desmaiou no início da prova. Depois de receber atendimento foi medicado, mas não teve condições de continuar e desistiu da prova.
O candidato passou às vésperas da prova comemorando sua aprovação e a de um primo no vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA), para o campus de Bragança, além do aniversário de 80 anos do avô.
Além das 60 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, com conteúdos de gramática e literatura, língua estrangeira, história, geografia, biologia, química, física e matemática, a prova incluiu uma redação sobre a linguagem usada para comunicação na internet. Havia duas opções de redação'; 'O internetês prejudica ou não a linguagem escrita?' e 'Jovem que utiliza o internetês frequentemente acaba por ter sérios problemas em se comunicar eficientemente por escrito. Em função disso acaba passando por uma situação embaraçosa'. A narração exigia narrador em primeira pessoa.
A Ufra oferece os cursos de Agronomia (180 vagas ), Informática Agrária (50), Engenharia de Pesca (50), Engenharia Florestal (120), Licenciatura em Computação (50), Medicina Veterinária (80) Zootecnia (100). Além de que, pela primeira vez, são ofertados os cursos de Licenciatura em Computação e Bacharelado em Informática Agrária. O curso mais concorrido é o de Engenharia Florestal, em Belém. A concorrência por vagas pela escola pública é de 16,74 candidato/vaga; aos que disputam pelas escolas particulares, a relação é de 17,02 candidatos/vaga. O segundo curso mais disputado é o de Medicina Veterinária, com 16,04 candidatos/vaga para estudantes da rede pública e 15,88 candidatos para candidatos oriundos de escola privada.
Este ao a universidade aumentou as isenções totais de 1.200 para 1.800, para os candidatos reconhecidamente carentes. As aulas da Ufra estão previstas para este primeiro semestre, com exceção do curso de Agronomia, do campus de Capitão Poço, que serão no segundo semestre. O curso mais concorrido é o de Engenharia Florestal em Belém. Para quem concorre a vagas pela escola pública a relação é de 16,74 candidato/vaga; aos que disputam pelas escolas particulares, são 17,02 candidatos/vaga.
2 comentários:
Estamos ansiosos pela divulgação do listão dos aprovados do vestibular 2009 da UFRA.
eu estou com o coração na mão. estou super anciosa pelo resultado da UFRA.
alguém sabe dizer quando vai ser divulgado?
Obrigada.
Postar um comentário