segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Momo agita orla da cidade

No AMAZÔNIA:

A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) realizou ontem o único carnaval fluvial da Amazônia. Dois barcos reunindo cerca de mil foliões navegaram pelas águas do rio Guamá e da Baía do Guajará. As embarcações saíram da praça Princesa Isabel, no bairro do Condor, às 10h.
O cortejo seguiu pela orla de Belém até o complexo Ver-o-Rio, de onde retornou para a escadinha da praça Pedro Teixeira, na Estação das Docas. 'Não poderíamos deixar de usar o rio, que é a nossa beleza natural', disse o presidente da Fumbel, Raimundo Pinheiro.
O barco 'Rodrigues Alves IV' ofereceu duas programações distintas. No primeiro andar, marchinhas de carnaval relembravam os antigos bailes. 'Isso aqui é tudo de bom. Carnaval é cultura', disse a aposentada Graça Silva, 60, que optou em dançar ao som das marchinhas.
No segundo andar, o grupo folclórico Iaçá animou a festa com seus dançarinos e coreografias típicas como carimbó e lundum. Um outro barco puxado pelo grupo Arraial da Pavulagem, deu início ao Cordão do Peixe Boi, que saiu da escadinha da Estação das Docas até a praça do Carmo.
O barco 'Tribo dos kayapós' reuniu servidores das secretarias municipais de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep) e de Finanças (Sefin). 'Este é um carnaval diferenciado, todo mundo pula na rua e agora estamos brincando nos rios', disse o presidente da Belemtur, Wady Khayat.
O bloco Jambu do Kaveira, que percorre as ruas do bairro da Cidade Velha, também participou do carnaval fluvial.

Nenhum comentário: