quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Império conquista 13º título

No AMAZÔNIA:

Após uma apuração cheia de muitos protestos e confusões, a Embaixada de Samba do 'Império Pedreirense' sagrou-se campeã do carnaval 2009 das escolas de samba de Belém, pelo Grupo Especial. O Grêmio Recreativo Beneficente Jurunense 'Rancho Não Posso Me Amofiná' ficou em segundo lugar. Centenas de pessoas acompanharam o resultado da apuração, ontem à tarde, na Aldeia Amazônica Davi Miguel. Este ano, a escola vencedora fez uma homenagem à Fundação Curro Velho, com o enredo 'As crias da alegria, Curro Velho 18 anos de arte e fantasia' feito pelo carnavalesco Jean Negrão e recebeu 341,5 pontos dos jurados. Minutos antes do resultado final, os componentes da agremiação já comemoravam o 13º título com o grito de campeã. Depois de receber o troféu de campeã do carnaval, um arrastão feito pelos componentes da escola saiu pela avenida Pedro Miranda até a quadra, onde foi promovida a festa da vitória. Há dois anos o 'Império Pedreirense' não ganhava o título de campeã do carnaval paraense.
Mas nem tudo foi festa no processo de apuração. Inconformado com a penalidade aplicada pela coordenação do evento, a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), o presidente da 'Quem São Eles', André Vilhena, tentou agredir os presidentes da Escolas de Samba Associadas (ESA), Jango Vidal, e também da Fumbel, mas foi contido por guardas municipas e policiais militares (PM). Segundo a Fumbel, a 'Quem São Eles' desfilou com uma comissão de frente composta por 21 brincantes, mesmo sendo permitido somente 20.
'Isso é uma perseguição com a nossa escola, toda vez é isso. A escola não desfilou com 21 integrantes, por isso, a penalidade é irregular. Nós vamos nos retirar da ESA, já que o presidente não se posiciona. Isso é uma vergonha e um desrespeito, pois trabalhamos o ano todo para fazer uma festa bonita e somos injustiçados', desabafou André Vilhena.
Já o presidente da 'Império Pedreirense', Alex Meireles, dedicou a vitória à comunidade do bairro da Pedreira. Ele diz que mesmo com muitas dificuldades financeiras, o resultado foi positivo. 'A vitória é da comunidade da Pedreira, pois ao longo da preparação para o carnaval lutamos com muitas dificuldades financeiras e hoje somos campeões', disse.
'Nós cultivamos e trabalhamos em cima da cultura paraense. Por isso, a vitória foi merecida. Nós estavámos há dois anos sem ganhar o título e agora ele chegou. Vamos comemorar', conta o diretor de harmonia da escola, José de Ribamar.

Nenhum comentário: