quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Adeus em alto-astral

No AMAZÔNIA:

O carnaval de rua de Belém voltou a ganhar força este ano e promete se firmar definitivamente daqui pra frente com o aumento do número de novos blocos, brincantes e de carnavalescos de rua fantasiados nos blocos que já existem há pelo menos dez anos em vários bairros da cidade. Por isso, quem ficou em Belém por opção, necessidade ou a trabalho teve muitas opções para se divertir com o que há de melhor no carnaval.
Foi assim para os moradores dos bairros do Guamá, Canudos, Terra Firme e São Brás, onde vários blocos passaram a terça-feira arrastando foliões e se despedindo do carnaval 2009. Logo no inicio da tarde de ontem o bloco 'Xereca Pelada', formado por moradores das áreas que estão sendo beneficiadas pelas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) formaram um gande bloco que saiu arrastando gente de Canudos, passando pela Terra Firme até o Guamá.
E foi exatamente no Guamá, bairro de grandes manifestações culturais e de escolas tradicionais do carnaval paraense, que os antigos carnavais continuaram ganhando força e muita alegria no último dia antes da quarta feira de cinzas. Para comemorar os 10 anos de fundação, o bloco 'Xereca de Vaca' reuniu centenas de brincantes fantasiados e saiu animando moradores pelas ruas até São Brás. Mas antes de sair da concentração, na esquina da avenida Guerra Passos com a rua dos Mundurucus, moradores e brincantes se divertiram muito com a tradicional escolha da 'Rainha do Xereca de Vaca'. No concurso de ontem houve empate. As vencedoras deste carnaval foram Maya e Bia, personagens parodiadas das novelas da Rede Globo. Os dois foliões que encarnaram as vencedores são os irmãos Rafael Costa, de 22, e seu irmão mais novo, Rodrigo, de 5 anos. 'É tradição lá em casa a gente se fantasiar todo ano', contou o brincalhão Rafael, que é casado e trabalha como expositor de mercadorias. Os dois emprestarm roupas femininas da esposa e de uma prima.
Mas o bloco é também de muita responsabilidade. Este ano o tema escolhido para chamar a atenção dos foliões foi a prevenção contra DST’s (doenças sexualmente transmissíveis) e aids. 'O ‘Xereca de Vaca’ alertou seus brincantes e moradores de que é obrigatório o uso de camisinha para continuar com o carnaval de muita alegria todos os anos', afirmou Cézar Perrari, assistente do Departamento Industrial das Organizações Romulo Maioriana (ORM), um dos fundadores do bloco.

Nenhum comentário: