quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Papão e Pantera em campo

No AMAZÔNIA:

A decisão da Taça Cidade de Belém, o 1º turno do Parazão começa hoje, às 20h30, no Mangueirão, confrontando a força da capital, o Paysandu, e a surpresa do interior, o São Raimundo. O Papão, dono da melhor campanha da competição, leva a vantagem de jogar as duas partidas da final - a outra será no domingo - por dois empates. De quebra, a equipe bicolor defenderá ainda uma invencibilidade de oito partidas sem derrota. A equipe dirigida pelo técnico Édson Gaúcho conta com o retrospecto de seis vitórias e dois empates. Ao alvinegro de Santarém só a vitória interessa para manter vivo o sonho de levantar o título.
O duelo colocará frente a frente as equipes com melhores campanhas na competição. O São Raimundo, que em 2008 foi lanterna no 1º turno do Parazão, com nove derrotas, este ano surpreendeu a todos sob o comando do treinador Válter Lima. Logo na estreia, a equipe do Baixo-Amazonas exibiu sua credencial, goleando o Remo, por 5 a 1, em pleno Baenão. Nas semifinais, contra o mesmo Remo, o empate por 1 a 1 garantiu a vaga na decisão, ratificando o potencial alvinegro.
A vantagem do empate é rechaçada pelos bicolores. Eles prometem repetir o feito contra o Castanhal, quando também jogavam pelo resultado, nas semifinais, e derrotaram o adversário. 'Time que joga para empatar normalmente acaba sendo derrotado', ensina o zagueiro Luciano. 'Vamos fazer uma partida como se esse critério não estivesse a nosso favor', promete. O Papão tem apenas um desfalque. O lateral-direito Alex Sandro, suspenso, será substituído pelo volante Paulo de Tárcio, que volta a jogar improvisado.
Mas o desfalque mais sentido é do atacante Hélcio no São Raimundo. O 'matador', um dos artilheiros do Parazão, com seis gols, levou o terceiro amarelo e ficará de fora da equipe. O técnico Válter Lima não revela o substituto, mas é provável que Garrinchinha assuma a vaga, formando dupla com Michel. 'Se tiver a chance de entrar jogando vou procurar substituir à altura o Hélcio, que tem sido a referência de ataque de nosso time', comentou Garrinchinha.
No Paysandu, o técnico Édson Gaúcho já tem definida a estratégia que adotará na partida. O Papão tentará atrair o adversário, que precisa da vitória, para jogar na base dos contra-ataques. A fórmula foi bem assimilada pelos jogadores diante do Japiim. No São Raimundo, o treinador Válter Lima promete um time ofensivo, mas sem desespero para não ser surpreendido pelo inimigo. 'Eles têm a vantagem do empate, mas jogando com seriedade e buscando o gol, nossa equipe pode atingir sua meta.'

Nenhum comentário: