sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PSM registra considerável redução no número de óbitos

No AMAZÔNIA:

A julgar pelo balanço de atendimentos realizados nos dois pronto-socorros municipais da capital durante o carnaval deste ano, a violência praticada durante o feriado momesco diminuiu consideravelmente. Enquanto este ano os PSMs da 14 de Março e do Guamá resgistraram 3.310 atendimentos e três mortes, ano passado foram registrados 3.922 atendimentos e 45 óbitos, destes nove mortes provocadas por armas de fogo (duas em latrocínios ou roubo seguido de morte) e outras três por arma branca. Os números são do PSM da 14 de Março. O balanço da rede de saúde municipal será divulgado posteriormente.
Este ano, o feriado de carnaval aumentou em quase cinco vezes o número de atendimento feitos nos dois pronto-socorros municipais da capital. Enquanto em um final de semana típico são registrados em média 700 casos, nos dois hospitais, durante o feriado de carnaval deste ano foram registrados mais de três mil atendimentos no período de 20 a 25 de fevereiro. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) ressalta que parte dos pacientes atendidos foi enviada de outros municípios, Ananaindeua, Marituba e Barcarena estão entre as cidades que mais enviaram doentes para serem atendidos em Belém.
Neste período, a maior concentração de atendimentos deu-se no pronto-socorro Humberto Maradei, no bairro do Guamá, onde foram atendidas 2.115 pessoas. Segundo a Sesma, os casos mais frequentes foram na área de clínica médica, com 1.268 atendimentos, os quadros mais comuns eram de infecção gastrointestinal e respiratória. O PSM do Guamá também realizou 325 pequenas cirurgias, elas foram consequência de ferimentos causados por armas brancas e de fogo.
O setor de urgência e emergência do Hospital Pronto Socorro Mário Pinnotti, na 14 de Março, atendeu 1.186 pessoas durante os seis dias em que a secretaria municipal de saúde preparou um esquema especial de atendimento. Segundo a Sesma, em cada turno foram disponibilizados 11 médicos em especialidades diversas.
A respeito da ausência de médicos que deveriam estar de plantão durante o feriado, a Sesma informou, através de sua assessoria de comunicação, que somente no domingo, dia 22, houve falta de profissionais. Segundo a secretaria, um traumatologista e um pediatra faltaram ao plantão no domingo, em virtude disso, os pacientes da traumatologia foram encaminhados à clínica dos acidentados e as crianças foram encaminhadas ao clínico geral.
Mortes - Três pessoas morreram durante o período do carnaval enquanto estava no PSM da 14 de Março. Sobre os óbitos a Sesma afirma que nenhum deles foi ocasionado por falta de atendimento. Através de nota divulgada à imprensa esta semana, a secretaria informa que 'a senhora Leonília Barbosa do Carmo, que veio de Abaetetuba, chegou ao hospital em estado gravíssimo, com insuficiência renal, pneumonia e icterícia e morreu por falência múltipla de órgãos. Já Maria Ana Silva dos Santos foi vítima de picada de escorpião, oriunda de Mosqueiro, onde existe um hospital e unidades de urgência e emergência. Procurou atendimento em Belém depois de 5 dias de ser picada com ferimento já necrosado. Maria Ana era diabética e morreu antes de ser transferida para o Hospital Samaritano, onde seria operada. No caso de Leila Violeta, ela estava há uma semana na UTI, vítima de AVC, com quadro avançado de diabetes'.

Nenhum comentário: