No AMAZÔNIA:
O arcebispo emérito de Belém, dom Vicente Joaquim Zico, deve receber alta hospitalar ainda hoje. O prelado, de 81 anos, foi internado às pressas no Hospital da Beneficente Portuguesa, no final da manhã de sábado. Cardíaco, dotado de marca-passo e diabético, dom Zico sofreu um mal-estar, seguido de perda de consciência, dentro do seu quarto, na residência episcopal.
Levado para aquele hospital, dom Vicente Zico foi rapidamente acolhido por uma equipe médica, que decidiu pela sua internação. No final de semana, o paciente foi submetido a uma série de exames que puderam avaliar seu quadro clínico. Uma fonte da residência episcopal garantiu que nada de grave foi detectado pelos médicos, que, além dos exames realizados, recomendaram repouso absoluto, mais uma vez. É a segunda vez no ano que o arcebispo emérito é submetido à internação hospitalar.
Ao completar 75 anos, dom Vicente Zico pediu ao papa João Paulo II seu afastamento do governo arquidiocesano. Aos 76, assumiu a condição de arcebispo emérito, passando a ser colaborador do então titular da Arquidiocese de Belém, dom Orani João Tempesta, transferido da Diocese de Rio Preto, na Grande São Paulo.
Apesar de ter vários irmãos residindo na cidade de Luz, em Minas Gerais, sua terra natal, o arcebispo emérito fez opção por morar em Belém, mesmo depois de aposentado. De amor declarado pela Igreja que governou desde 1981, dom Vicente Zico é, até hoje, recebido com grande estima por onde anda. Dedica-se, atualmente, às celebrações de missas e à pregação de retiros, não só no solo paraense como em vários cantos do Brasil.
Dom Vicente Zico reside na residência episcopal, localizada na avenida Doutor Moraes, no mesmo quarto que ocupava quando pastor da Igreja de Belém, ao lado do aposento do arcebispo dom Orani Tempesta. O próprio dom Orani insistiu para que seu antecessor ficasse em Belém. A direção do hospital não soube informar o horário em que o prelado receberia alta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário