No AMAZÔNIA:
O Círio 2008 deve registrar um faturamento duas vezes maior ao valor do custo da Festa, que é de R$ 1,7 milhão, de acordo com os números apresentados pela Diretoria da Festa de Nazaré. Projetos, programas, doação de benfeitores e fontes de aluguéis e arrendamentos, além de arrecadação com venda de artigos religiosos, garantem a lucratividade.
Só o projeto 'Casa de Plácido', lançado em agosto pela Diretoria da Festa, já rendeu aos cofres da Basílica Santuário nada menos do que R$ 600 mil em menos de dois meses. Contando ainda com outras fontes de arrecadação, como 'Patrocinador Oficial do Círio', 'Associação dos Devotos de Nossa Senhora de Nazaré' e as doações do Estado e do Município, o faturamento da festividade deve superar a casa dos R$ 3 milhões.
Depois da última romaria oficial (Recírio), programada para a próxima segunda-feira (27), o bancário José Ventura, coordenador do Círio 2008, deve detalhar os números não só das despesas como também da arrecadações, destacando os números de cada item das fontes arrecadadoras da festividade nazarena.
A 'Casa de Plácido', uma obra lançada no dia 20 de agosto, já tem 600 metros quadrados garantidos da construção, mediante arrecadação de fiéis. A obra, cuja primeira parte deveria ser inaugurada antes do Círio deste ano, deve ser entregue em maio de 2009. A campanha oferece mil metros quadrados, ao preço de R$ 1 mil a unidade. Mais de 50% já foram vendidos. 'Temos doador que, inclusive, já dou 20 metros de uma só vez', comemora uma fonte da campanha.
A campanha é rica de estratégias de marketing. Quem doa o valor correspondente a 1 metro quadrado da obra recebe, por exemplo, um certificado nominal com bênção papal. Dependendo da generosidade do doador, a premiação de reconhecimento pode ser até de recebimento de uma medalha de ouro ou de uma réplica da imagem original, com o nome do benfeitor gravado no ícone. O pagamento pode ser parcelado. É dada como certa a arrecadação de mais de R$ 1 milhão nesta campanha. A obra é uma readaptação do subsolo do Centro Social de Nazaré, onde serão acolhidos os romeiros que vêm do interior do Estado andando até à Basílica Santuário.
Além da 'Casa de Plácido', os diretores da Festa comemoram a adesão das 18 empresas no chamado projeto 'Patrocinador Oficial do Círio'. O projeto foi dividido em cotas com valores entre R$ 25 mil (menor valor) e R$ 75 mil (maior valor), dependendo do contrato firmado. Numa conta rápida, se os contratos foram firmados na cota máxima, o projeto renderá R$ 1,350 milhão. José Ventura deverá precisar, também, numa coletiva à imprensa, o faturamento com os patrocinadores oficiais.
Outras fontes de arrecadação também estão faturando. A 'Lírio Mimoso', segunda e a maior loja de Belém de venda de artigos religiosos, tem recebdio um público considerável de consumidores e turistas. Por fim, o balancete financeiro tem ainda as doações da Associação dos Devotos de Nossa Senhora de Nazaré, que congrega doadores para as obras sociais da paróquia, e as doações da Prefeitura Municipal de Belém e do Governo do Estado. Só a soma das doações dessas duas instituições públicas chega a quase R$ 1 mihão, todo ano. R$ 400 mil é quanto cada um deve doar.
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