domingo, 12 de outubro de 2008

A Basílica Santuário de Nazaré


A Basílica - hoje Santuário - de Nossa Senhora de Nazaré (foto do blog) foi construída ao lado da antiga igreja dedicada à Padroeira, que era simples e cuja finalização aconteceu entre 1874 e 1875. Em 1908, o visitador da Ordem dos Barnabitas, padre Luiz Zoia, veio a Belém e deu a idéia de edificar um templo mais apropriado às proporções já alcançadas pela devoção. A Basílica foi levantada ao lado do que já existia, para não interromper as funções religiosas.
A proposta era fazer uma igreja inspirada na Basílica de São Paulo Extramuros, de Roma. O desenho veio de Gênova, assinado por Coppedé e pelo engenheiro Pedrasso. A decoração ficou a cargo do professor Grolla e do engenheiro Tiago Bola. No dia 24 de outubro de 1909, o arcebispo dom Santino Coutinho colocou a primeira pedra da Basílica, que foi edificada sobre uma cripta, necessária para a elevação do terreno, que protegeria o prédio da umidade e daria ao estilo basilical a imponência que ele exige. Sete anos mais tarde estavam prontos a cripta, as paredes, o telhado e uma torre. Padre Affonso de Giorgio embelezou a basílica, mandando colocar os vitrais, os forros, os mosaicos, as estátuas, os altares, os estofamentos, as portas de bronze e a fachada.
A Basílica tem 62 metros de comprimento, 24 de largura e 20 de altura. As duas torres alcançam 42 metros. Quase todas as peças decorativas foram construídas na França e na Itália. As portas de bronze e o órgão vieram do Rio Grande do Sul. Nas torres estão instalados nove sinos, que são acionados eletronicamente. Este ano, a Basílica ganhou um sistema de refrigeração.

Colaboração do professor e jornalista João Carlos Pereira

Nenhum comentário: