quinta-feira, 22 de maio de 2008

Filho de Hélio Costa é "fantasma" no gabinete de Flexa

Na FOLHA DE S.PAULO:

O filho do ministro Hélio Costa (Comunicações) Eugenio Alexandre Tollendal Costa é funcionário-fantasma no gabinete do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), em Brasília. Eugenio tem um cargo de assistente parlamentar no Senado há cinco anos, mas nem o próprio senador o conhece.
Flexa Ribeiro afirmou nunca ter falado com Eugenio, nem pelo telefone. "Nunca falei com ele. Não o conheço, não sei onde ele mora", disse o tucano. Eugenio vive em Juiz de Fora (MG). A Folha ouviu várias pessoas no gabinete de Flexa Ribeiro que nunca viram o filho do ministro no local.
Como assistente parlamentar de Flexa, Eugenio ganha R$ 2.649,46 por mês. Conforme ato de nomeação, ele foi contratado em 13 de junho de 2003 para assessorar Duciomar Costa (PTB-PA). À época, Duciomar e Hélio Costa - que foi para o ministério em 2005- eram colegas no Senado.
O petebista foi eleito prefeito de Belém em 2004, quando deixou sua cadeira para seu suplente, Flexa Ribeiro, que manteve Eugenio no cargo até hoje. Nos últimos anos, porém, Eugenio estudou e trabalhou em Juiz de Fora, em atividades que não têm nenhuma relação com o Senado ou o Pará.
Entre abril de 2007 e fevereiro de 2008, por exemplo, o filho do ministro trabalhou na afiliada da TV Globo mineira, emissora que pertence às Organizações Panorama. O departamento de recursos humanos da empresa confirmou que Eugenio foi contratado, com carteira assinada, como designer.
Eugenio disse, no entanto, que só "prestou serviços" à afiliada da Globo. Ele contou que se formou, em dezembro de 2007, no curso de comunicação social da Faculdade Universo de Juiz de Fora. A instituição é da família do suplente de Costa, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG). Ele nunca se afastou da sua função de assessor parlamentar.

Versões
Flexa, Duciomar e Eugênio apresentaram versões diferentes para a contratação e o trabalho que ele exerce no gabinete.
O senador disse que o manteve no cargo a pedido do prefeito de Belém e que soube que o rapaz era filho de Hélio Costa há apenas um ano e meio.
"O funcionário em questão está lotado no gabinete por solicitação do prefeito Duciomar", disse o tucano. "São três ou quatro pessoas que ele me pediu que fossem mantidas."
Em princípio, Flexa disse que o trabalho de Eugenio é prestar-lhe assessoria política. "No momento ele não está desenvolvendo nenhum trabalho direto, e sim um trabalho político, de assessoria política."
Em seguida mudou a versão. Disse que, "na verdade", Eugenio nunca fez nenhum tipo de trabalho para ele, mas sim para o atual prefeito de Belém. "Para mim, não [trabalhou]. Faz, segundo relato do Duciomar, para o Duciomar", disse. "Não tenho informações sobre o que é esse trabalho".
Por meio de sua assessoria de imprensa, o prefeito de Belém afirmou que nunca contratou nenhum funcionário com o nome de Eugenio no período em que foi senador e nem pediu para que seu suplente o mantivesse no cargo. "Não o conheço. Nunca trabalhou comigo."
O ato de nomeação demonstra que foi o então senador Duciomar Costa que contratou Eugenio.
Eugenio contou que trabalhou para Duciomar e que, atualmente, serve ao senador Flexa Ribeiro. Em princípio, disse que era advogado e que prestava assessoria parlamentar. Depois, afirmou que atuava como assessor de comunicação. E, ao contrário de Flexa Ribeiro, que disse nunca ter conversado com o funcionário, afirmou que fala com ele freqüentemente. "Eu falo com ele [Flexa] pelo telefone, pela internet", disse. "Eu cuido da divulgação da página do senador Flexa. As matérias que saem, eu ajudo a dar uma filtrada."

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito estranha essa história.
Afinal, quem está falando a verdade, o prefeito Duciomar Cosra ou o seu suplente, senador Flexa Ribeiro ?
Uma coisa é certa. Um dos dois está mentindo pra nós.

Anônimo disse...

Ora, ora, não percamos tempo com esse asspone.
Ele está no mesmo nível intelectual-ético-produtivo do papai Dudu e do Flexildo.
Somando os 3 resulta....zero.
Eles se merecem.
Agora, que tal averiguar os demais asspones que povoam os gabinetes dos "nobres" políticos paraoaras?
Hum...vamos descobrir cada coisa...
Né não??!!
Tudo igual.