quarta-feira, 22 de abril de 2020

Em duas decisões, Justiça Federal manda instalar controles sanitários em aeroportos do Pará nos voos provenientes do Amazonas


Azul Linhas Aéreas teve quase meio bilhão de reais em prejuízos ...

Em duas decisões liminares, uma assinada na segunda-feira (20), outra nesta terça-feira (21) à noite, a Justiça Federal determinou que sejam instaladas, em todos os aeroportos do Pará barreiras de controle sanitário para os voos provenientes do estado do Amazonas, onde a pandemia do coronavírus Covid-19 assumiu proporções trágicas. Até agora, o número de mortos já ultrapassa os 2.200, com quase 200 mortes.
Na primeira decisão, mais abrangente, a 2ª Vara Federal negou um pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE), para que fossem suspensos todos os voos da Azul, que retomou as operações na rota Manaus-Santarém a partir desta quarta-feira. Mas a juíza Hind Ghassan Kayath, além de determinar a instalação de barreiras sanitárias, autorizou o próprio estado do Pará os procedimentos preventivos, caso a Anvisa se omita dessa atribuição.
Na outra ação, proposta pela Procuradoria Geral do Município de Santarém, a juíza federal da 7ª Vara, Lucyana Said Daibes Pereira, atuando como plantonista, também negou o pedido de suspensão dos voos da Azul, mas autorizou a Infraero a montar barreira sanitária no aeroporto. No mais, a magistrada adotou integralmente as determinações constantes da outra ação, apreciada pela 2ª Vara.
Tanto a PGE como como a Procuradoria Geral do Município de Santarém recorreram ao TRF1, com sede em Brasília, para que os voos sejam suspensos. Até o momento, os agravos de instrumento ainda não foram julgados.
Para ler mais detalhes sobre as decisões, clique nos links abaixo.


Nenhum comentário: