terça-feira, 28 de abril de 2020

A ditadura prende, tortura e mata. Na época do AI-5 foi assim. Você aí, que é jovem, você quer mesmo isso?


O economista Rubem Medina, que já foi deputado deputado federal por nova mendatos, escreveu um artigo que foi publicado em O Globo desta segunda-feira (27).
Tem o título de AI-5. É isso mesmo?
É um artigo elucidativo sobre este momento em que vivemos.
Sobre este momento em que até jovens – jovens, repita-se, na faixa dos 20, 25 anos – defendem abertamente um golpe e a volta da ditadura.
Aliás, não é bem uma volta da ditadura, porque muitos desses jovens, ainda que não tenham vivido os anos de chumbo, não acreditam sequer que o Brasil tenha passado por um período ditatorial.
Pois é.
Destaquem-se dois trechos do artigo de Medina.
Um deles:

Você está contrariado com o Congresso Nacional e com o STF porque gosta do presidente da República, que você escolheu? Você está com raiva, em revolta, e por isso defende o AI-5? Digamos que você consiga conquistar o que você quer. Como será quando a raiva passar? Você já pensou nisso? Você estará num país onde a raiva e o simples pensar diferente serão duramente punidos, com prisão, tortura e morte.
Então, minha amiga, meu amigo, vote e vote sempre. Coloque toda a sua revolta e sua raiva no voto, mas faça isso com a consciência de que a voz para mudar será a sua, e não de alguém que pouco se importa com você.

O outro trecho:

O AI-5 não gosta de voto. Ao contrário, abomina, odeia a ponto de prender, matar e torturar quem gosta de votar. Vote e mude com o seu voto aquilo de que você não gosta. Porque se acabarem com o seu direito de votar, você terá um trabalho enorme, muito desgaste e até poderá perder a vida na luta para que o seu direito retorne.
Está ponderando e argumentando internamente que os ministros do Supremo não são escolhidos pelo voto? Mas são sim! Os presidentes da República que você escolhe selecionam os nomes que quer prestigiar e eles são aprovados pelos senadores que você também, pelo voto, escolheu.

3 comentários:

AHT disse...

Ano de 2018, eleição e eleitos

Vice, general reformado
Presidente, capitão da reserva não remunerada
Na campanha, cabos eleitorais pra todos os lados

Dá uns versinhos...


Quepe de general em cabeça de sargentão
Faixa de presidente e modos de sem noção
Cabos eleitorais sem grana, e sem opinião!
Esperança teimosa, em 2022, outra eleição

Chorar não adianta, rir é o melhor remédio
Rir e ver triste realidade com olhos alegres



AHT
28/04/2020

Pedro do Fusca disse...

Na minha família não teve preso ou torturado como você diz, pergunte a gente séria e que não seja comunista da época sobre este tempo e veja que eles dirão que foram o melhor tempo que passaram. O engraçado de tudo que toda esta gentalha que é adepta ao comunismo porque não estão morando nestes países? Preferem Paris, Nova Yorque e etc.

Anônimo disse...

Que volte o AI-5 aperfeiçoado, para esses bolsominios, após perceberem q só podem fazer o q o governo mandar, sem questionar, saibam a dor e a tristeza de quando se tenta afrontá-lo.