quarta-feira, 1 de abril de 2020

Pequenos municípios do interior do Pará precisam intensificar medidas que garantam o isolamento



As imagens acima foram mandadas há pouco por leitora do Espaço Aberto que reside em São Félix do Xingu, município do sul do Estado, com 125 mil habitantes.
Vocês estão vendo ruas - que estão no centro da cidade - com pouco movimento.
Mas não concluam que São Félix está em completo isolamento social.
Não está.
Na semana passada, ao que diz a leitora, o movimento era bem menor. Mas agora, nem tanto.
A notícia animadora é que comerciantes disponibilizaram álcool em gel na entrada de seus estabelecimento, nos restaurantes as mesas estão mais afastadas umas das outras, nas lojas as pessoas são aconselhadas a observar um distanciamento maior entre si etc.
Mas a situação em São Félix do Xingu é uma demonstração de que prefeitos de municípios dispersos por este verdadeiro mundo amazônico precisam ficar mais vigilantes e intensificar orientações para que as pessoas fiquem em casa. Completamente isoladas.
Como demonstram os últimos dados sobre o coronavírus, divulgados pelo Ministério da Saúde, a baixa, para não dizer baixíssima, densidade demográfica na Amazônia é um fator que pode estar contribuindo bastante para que o número de infectados ainda seja bem pequeno.
Mas não custa as prefeituras, inclusive as de municípios menores que São Félix, adotarem medidas mais concretas para que suas populações fiquem em casa, pelo menos até meados deste mês de abril, quando, tudo indica, haverá o pico do contágio no Brasil e em vários países.

Para ler outras postagens sobre a pandemia no Espaço Aberto, clique aqui.

Nenhum comentário: