quinta-feira, 23 de abril de 2020

“Desça do palanque, governador”, diz Zenaldo, em resposta às acusações de Helder Barbalho



O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), reagiu duramente a uma entrevista em que o governador Helder Barbalho, no momento convalescendo em casa da Covid-19, definiu como crítica a situação do sistema de saúde no estado no Pará, não descartando a possibilidade de Belém seguir o mesmo caminho de Manaus, onde já se observa um colapso no atendimento, não havendo mais leitos hospitalares disponíveis para atender os pacientes com coronavírus. O estado do Pará já tem 91% dos leitos de UTI ocupados.
“Eu não posso descartar essa hipótese de Belém ficar igual a Manaus. Nós estamos num momento muito crítico. Situação gravíssima, principalmente porque temos aqui a falência da porta de entrada, o que acabou por rapidamente agravar a situação das UTIs. As unidades básicas de saúde [municipais] não estão cumprindo com o papel de orientação, fundamentalmente na região metropolitana”, afirma Helder Barbalho, em declarações ao portal da revista Veja.
Em sua edição desta quinta-feira (23), o Diário do Pará, da família do governador, estampa na capa a foto de uma senhora, sogra de um pedreiro que, conforme o texto do jornal, “morreu antes de ser atendido na Unidade administrada pela Prefeitura de Belém”. A manchete da primeira página do jornal, ilustrada pela foto é: “Ele morreu por omissão de socorro”.

“Espalha-ódio”
“Ora, governador, desça do palanque. Vamos parar com esse espalha-ódio permanente. Vamos estabelecer parcerias, nós precisamos ter maturidade e responsabilidade diante do caos”, afirma o prefeito tucano num vídeo veiculado na manhã de hoje, nas redes sociais.
O prefeito cobra Helder em relação aos equipamento públicos sob responsabilidade do estado, inclusive o hospital de campanha montado pelo governo Helder Barbalho no Hangar – Centro de Convenções. “O Hangar precisa estabelecer a ampliação de suas ocupações. Só 12 respiradores lá, não dão conta, governador. O Hospital Santa Clara fechado, o Hospital Santa Terezinha fechado – foram contratados pelo estado, [são] hospitais particulares. A Policlínica, que abre e fecha e não dá atendimento à população”, diz Zenaldo.
O tucano insiste em que são necessárias parcerias entre o estado e o município para minorar a situação em que se encontram hospitais e postos de saúde na Belém e melhor o atendimento a milhares de pessoas que buscam socorro contra a doença. “Vamos parar com esse negócio de só guerra e desconstrução, unindo os seus meios de comunicação que só espalham ódio”, apela Zenaldo.

Nenhum comentário: