sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Guarda Municipal nas praças inibia os delinquentes


De leitor do Espaço Aberto sobre a postagem Bandidos à solta: nas praças e em todo lugar:

Não precisa ser catedrático em segurança para saber que a simples presença de guardas municipais inibia a ação de deliquentes. Eu disse inibia.
Agora, as "otoridades" municipais justificam a redução de ocorrências pra retirar o posto fixo da Guarda Municipal na Praça da República.
Ora, ora, ora, a redução se deu exatamente pela presença dos guardas!
Estamos nos terceiro ano de uma administração de nada. Sabe aquele síndico que passa pelo seu condomínio e não implementa uma alteração significante? Aquele que paga as contas, mantém as coisas como estavam e só?
Pois é!
Belém não tem prefeito. Tem um simples, mero e mediano mantenedor!

3 comentários:

Anônimo disse...

Ué mas o poster não foi assaltado quando a Guarda estava lá?

Anônimo disse...

A superintendência da GM também retirou os guardas do posto fixo da praça Batista Campos.
Aliás, tem dado o que falar essas designações das forças de segurança. Um amigo teve seu estabelecimento comercial assaltado na Roberto Camelier, no momento passava uma viatura da Policia Civil que trocou tiros com os meliantes, frustrando o assalto e conseguindo atingir um marginal que ainda assim conseguiu empreender fuga, no dia seguinte o comerciante é informado de que o delegado responsável pela viatura estava em apuros pois teria que responder a um processo administrativo juntamente com os demais agentes envolvidos na ocorrência por terem trocado tiros com bandidos. Ora, a justificativa é que a Civil é polícia judiciária, a Militar é operacional ostensiva e a Guarda Municipal é vigilância patrimonial, enquanto isso os bandidos são "clinica geral" e o cidadão de bem, recorre a quem? Ao mantenedor? Ao governador? Ao Papa?
Na área de segurança, especialmente (por conta de esse ano estar sendo totalmente atípico) vislumbramos acontecimentos que imaginávamos que fizessem parte de um passado sombrio, a execução de um bandido dentro de um estabelecimento privado de saúde eu imaginava ser o limite do absurdo e da audácia que veria neste ano, engano. Ontem em uma tentativa de resgate de presos no complexo penitenciário de americano (o mesmo que ja computa pelo menos uma dezena de fugas este ano), bandidos armados de fuzil, submetralhadora, AK 40 e 9 mm, ou seja, munição muito mais letal do que as que são utilizadas normalmente por nossas forças policiais, acabaram ceifando a vida de duas pessoas inocentes que tiveram a infelicidade de passar pelo local no momento da ação. Ações como essa me fazem recordar 20, 25 anos atrás, quando pessoas eram executadas em áreas nobres da cidade, a exemplo de uma mulher que foi metralhada no bar e restaurante Miralha na Doca. Ainda era criança, mas tenho na memória a imagen estampada no caderno de polícia do extindo A Província do Pará.
É um ano de retrocesso, em diversos aspectos.

ANC

Anônimo disse...

Os EUA e Canadá não ratificaram o Pacto de San Jose da Costa Rica sobre direitos humanos. Por quê? Teriam que desarmar a população e conferir direitos a bandidos. O Brasil ratificou e a consequência é essa. Um novo governo teria que propor a revogação dessa ratificação e retirar direitos de bandidos. Vale destacar que Pt, Psdb e seus satélites defendem essa legislação.