sexta-feira, 13 de novembro de 2015

TV Cultura exibe documentários inéditos

"Modo de Vida Camponês" - lavrador prepara a farinha
A TV Cultura exibe nos próximos dias 15 e 22, às 20h, no programa “Cultura.Doc”, três documentários paraenses inéditos: “Modo de Vida Camponês”, “Diálogos sobre Violência na Escola” e “Mata Fome”, produzidos pelo Núcleo de Produção Audiovisual e Educação à Distância, do Instituto Federal do Pará (campus Belém). Todos os filmes têm direção de Edson Palheta e foram produzidos coletivamente pelos anos do curso de Geografia do IFPA vinculados ao Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência.

No dia 15 serão exibidos “Modo de Vida Camponês” e “Mata Fome”. Com 33 minutos de duração, “Modo de Vida Camponês” retrata o cotidiano na comunidade camponesa do Cravo, no município de Concórdia do Pará, nordeste paraense. Reúne relatos dos moradores da comunidade e estudiosos acerca de temas como religiosidade, trabalho e cultura, compondo um retrato da Amazônia a partir de diversos olhares.

“Mata Fome” tem duração de 15 minutos e mostra a vida de moradores que vivem na área do igarapé Mata Fome, na rodovia Arthur Bernardes, em Belém, e sua rotina de luta por direitos básicos, como saneamento, saúde e segurança. “É o drama de pessoas reais e sua luta por reconhecimento e dignidade”, diz Edson Palheta.

No dia 22, será exibido “Diálogos sobre Violência na Escola”, o mais longo entre os três documentários, com 51 minutos de duração. O filme mostra os conflitos no âmbito escolar a partir de relatos de alunos, professores, representantes da segurança pública e agentes da educação, revelando o cotidiano de escolas públicas como Visconde de Souza Franco, que tem enfrentando problemas graves, como a formação de gangues entre os alunos.

O Núcleo de Produção Audiovisual e Educação à Distância tem a missão de dar suporte técnico e operacional a todas as ações que envolvam audiovisual e educação à distancia. “Atendemos as demandas da comunidade do campus Belém para a produção de videoaulas para apoio presencial e à distancia, além de demandas de documentação em vídeo da produção científica e de extensão da comunidade acadêmica para fins didáticos”, explica Carlos André Mendes, coordenador do núcleo, acrescentando que boa parte dos trabalhos realizados pelos alunos, com orientação dos professores, acaba se tornando documentário.

Os três documentários que serão exibidos pela TV Cultura integram uma série chamada “Olhares Compartilhados”, que busca abordar temas relevantes do contexto social, urbano e agrário, amplificando a voz dos sujeitos envolvidos nesses contextos. As produções são resultado da primeira turma de iniciação ao audiovisual, na qual os alunos tiveram aulas teóricas e práticas sobre os fundamentos do audiovisual e o manuseio de equipamentos profissionais.

Para Carlos André, a exibição das produções pela TV Cultura é uma excelente oportunidade de divulgar o trabalho do Núcleo de Produção Audiovisual. “Vamos alcançar mais de 100 municípios, e isso é muito importante, pois os filmes tratam de temas da nossa região. A TV Cultura é uma janela para a sociedade”, diz ele, informando que o núcleo está aberto a parcerias como produtores independentes, coletivos e movimentos sociais para dar apoio técnico e operacional em produções audiovisuais.

Ficha Técnica
“Modo de Vida Camponês”
Direção: Edson Palheta
Roteiro: Cátia Macêdo e Edson Palheta
Direção de Fotografia: Rodrigo Lima
Som Direto: Antônio Paiva
Duração: 33 minutos

“Mata Fome”
Direção: Edson Palheta
Roteiro: Lissandra Ribeiro, Edson Palheta, Daniel Lucas, Thiago Bessa, Jhemerson Augusto e Aline Reis.
Direção de Fotografia: Edson Palheta
Duração: 15 minutos

“Diálogos sobre Violência na Escola”
Direção: Edson Palheta
Roteiro: Cátia Macedo e Edson Palheta
Direção de Fotografia: Rodrigo Lima
Som Direto: Antonio Paiva
Duração: 51 minutos

SERVIÇO:
Documentários “Modo de Vida Camponês” e “Mata Fome” (dia 15) e “Diálogos sobre Violência na Escola” (dia 22), no “Cultura.Doc”, sempre às 20h, na TV Cultura (canal 2). Assista também pelo Portal Cultura (www.portalcultura.com.br). Basta clicar na aba “TV ao Vivo”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: