sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Graça Azevedo nos últimos momentos de viva fraternidade






Olhem as fotos acima.
Foram cedidas ao Espaço Aberto por José Menezes, o colega decano dos jornalistas que integram a redação de O LIBERAL.

As fotos mostram momentos da festa de 40 anos da anos da formatura da turma de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA), ocorrida em 14 de dezembro de 2012, no Salão Karajás, do Hilton Hotel.
Além do próprio Menezes, integravam a turma, entre outros, o procurador aposentado e advogado Luiz Ismaelino Valente, o desembargador Ronaldo Vale e a procuradora de justiça Graça Azevedo, que aparece de vestido com detalhes em azul.
Seis dias depois dessa festa, no dia 20, portanto, ela viria a ser nomeada pelo governador Simão Jatene, por decreto, para ocupar o cargo de procuradora-geral de Justiça, o mais alto posto do Ministério Público do Estado.
Menezes contou ao blog, inclusive, que durante festa ensaiou-se fazer uma homenagem a Graça, mas ela pediu delicadamente aos colegas evitassem, porque sua nomeação ainda não fora formalizada.
No dia 28 de dezembro - portanto apenas duas semanas após esses momentos de reencontro fraterno e prazeroso com antigos colegas e amigos -, Graça Azevedo morreu tragicamente num acidente de carro, quando se dirigia a Salinas para passar as festas de final de ano.
O Espaço Aberto publica essas fotos porque talvez tenham sido as últimas em que Graça, muito estimada entre os colegas, aparece em vida.
"Graça mostrava-se radiante, cheia de planos e projetos, todos objetivando levar o Ministério Público para cada vez mais perto da população. Certamente realizaria esses seus sonhos com equilíbrio e moderação, mas também com a mesma determinação com que sempre pautou as suas atividades no Ministério Público", lembra Ismaelino Valente, ao recordar - em artigo intitulado "Meus últimos suspiros...", publicado aqui no blog - a felicidade de Graça durante aquela festa.
Uma felicidade que se prenunciaria imorredoura, eterna.
Para sempre.

Nenhum comentário: