quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
Otimize 2013
Sempre que chega o final de um ano, há um olhar exagerado sobre o futuro. Por um momento, a mudança do calendário parece implicar mudanças múltiplas. Mudaremos hábitos nocivos, como fumar, beber e jogar compulsivamente. Mudaremos a falta de disciplina nos estudos e nos relacionamentos. Mudaremos nossa forma de pensar. Cuidaremos da saúde, da casa e do trabalho. Mudaremos de vida. Porém, o novo ano testifica tudo diferente quando mal entra em cena.
Dia primeiro de janeiro, muita gente não trabalha. Não estuda. Não cuida da saúde. Quando 2013 mostrou seus primeiros raios de luz, grande parte dos promesseiros contumazes estava de ressaca. Não era mesmo dia para trabalho. Nada de estudo. Feriado! A saúde podia esperar pelos próximos dias úteis. Dia primeiro não tem essa utilidade.
Quem vive em função do futuro, acha dezembro o máximo. Tempo para idealizar. Ah! Quanta coisa é sonhada! Mas o sonho termina bruscamente dia 2. A gente acorda para a realidade. A vida prossegue, sem esse romantismo futurista. Há alguns que tiram o pé mais lentamente do freio: “Ainda é janeiro! O ano mal começou”, dirão em suas defesas. É, mal começou, e não para. Quem pensa que a sua vida vai mudar por causa da mudança numeral do tempo, comete grande engano.
Às vezes, só muda para pior.
Ficamos admirados com a velocidade do tempo. O ano mal começa e daqui a pouco acabou. A efêmera visão de que estamos parados sobre a superfície da Terra deixa muitos acomodados. O Sol nasce todos os dias. Parece algo permanente, eterno. Para o Universo, em parte é. Para nós, uma contagem fatal. O tempo está passando. Estamos indo.
Procure otimizar 2013. Se não fez, planeje rapidamente como deseja viver este ano. Esta é a nossa parte. É provável que tenhamos surpresas durante a trajetória. Porém, nosso quinhão é planejar e confiar em Deus. Organize seus estudos. Estabeleça metas. Fatie racionalmente o tempo, de modo que o seu planejamento alcance horas, dias, meses e, por fim, o ano inteiro. Separe as horas necessárias para o lazer e descanso, que não podem ser esquecidas, sobretudo o sono. Durma suficiente para se reabastecer de forças. Talvez uma hora a mais de sono lhe renda energia e disposição para muitas horas de vigília.
Separe uma fatia de seu tempo para conversar com Deus. Cinco minutos podem ser suficientes. Recolha-se em um espaço onde possa ter paz. Fazer isso em contato com a natureza também é muito bom. Busque a disciplina pessoal neste aspecto. Fuja da tentação de achar que o tempo da oração podia ser melhor aproveitado com outra atividade. Orar economiza tempo. Você verá que, assim quanto ao sono, a oração lhe trará muita motivação para viver a jornada extensa de seu dia.
Determinação exige disciplina. Pergunte para qualquer pessoa bem-sucedida como ela conseguiu esse resultado. A resposta será: disciplina. Tempo para descansar, tempo para estudar, tempo para trabalhar, tempo para tudo. Vida organizada. Inteligente. Sábia. A resposta será: valoração do tempo. Afinal, quanto vale a hora do seu dia? Isto vai depender do valor que você emprega ao seu tempo diário.
Para atingir metas, é preciso valorar tudo quanto se nos apresenta. É importante? É suficiente para me tirar do projeto que estou vivendo? Isto vale para o tempo de conversas com amigos, horas diante da TV, tempo de acesso à internet etc. Aliás, falando em internet, oh coisinha para tomar o nosso tempo! Às vezes, tenho impressão de que o relógio virtual segue outro padrão de grandeza. A gente liga o computador, e de repente o tempo foi. Para quem quer vencer, é preciso muita disciplina.
Note como alguns vivem sempre apontando para o futuro. Nada de errado, desde que o presente seja, pelo menos, a introdução desse projeto. Particularmente, não me ligo no futuro. Trabalho o dia. Planejo quase tudo mentalmente, sem muitos cálculos. Vejo a vida como algo para hoje. Agora. Assim, trabalho para que possa fazer tudo quanto me está reservado. Não me preocupo com o futuro porque estou fazendo tudo quanto posso no presente. Se morresse agora, daria um sorriso de felicidade. Não iria chorar pelo que gostaria de fazer. Iria mesmo rir pelo que Deus me permitiu viver.
Otimize seu tempo em 2013.
----------------------------------------
RUI RAIOL é escritor.
www.ruiraiol.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário