sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Maior festival de cinema jovem do mundo chega ao Brasil


A cidade de São Paulo foi a escolhida para abrigar o Giffoni Film Festival, que acontecerá entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2013, no Memorial da América Latina. Voltado para o público juvenil, um dos grandes diferenciais do GFF é promover a atuação do jovem enquanto jurado do Festival, incentivando o desenvolvimento de um senso crítico e a interação dele com pessoas de todo o país, bem como com artistas e diretores. O evento é patrocinado pela Redecard e Petrobras.

Criado em 1971 pelo italiano Claudio Gubitosi, o festival recebe anualmente celebridades, produtores e diretores de cinema, que comandam o intercâmbio e a aproximação de jovens ao universo cinematográfico. Robert De Niro, Jessica Alba, Nicolas Cage, Steven Spielberg, Cuba Gooding Jr e Dianna Agron já marcaram presença no evento.

A edição brasileira do GFF terá como temática de discussão ‘O Amor’, que permeará a base de interpretação dos jurados. “O Giffoni Film Festival propõe uma imersão do jovem não somente com o universo do cinema, mas instiga seu senso estético e crítico com relação aos filmes, e com seu modo de ver o mundo. É isso que nos interessa e estamos com uma expectativa muito grande com o público brasileiro jovem que formará o corpo do júri“ – afirma Claudio Gubitosi.

A organização do GFF Brasil selecionará 400 jovens jurados, entre eles estrangeiros de diversas localidades. Os brasileiros interessados poderão realizar inscrições em escolas parceiras espalhadas pelo país e pelo site do festival. O Comitê organizador, encabeçado pelo próprio idealizador do festival, Claudio Gubitosi, selecionará aproximadamente 16 filmes nacionais e internacionais que serão avaliados e premiados segundo escolha do júri mirim subdividido em duas faixas etárias: de 12 a 14 e 15 a 17 anos.

Ao longo dos dias haverá exibição de filmes abertos ao público, sessões fechadas, incluindo pré-estreias, além de palestras e debates. Ao entardecer será promovida programação cultural com shows, espetáculos e oficinas. Marco Scabia, diretor da Mix Maker Entretenimento e Esporte do grupo Mix Brand Experience, é o grande responsável por trazer o festival para o Brasil. De origem italiana e frequentador do festival, sempre teve o desejo de trazê-lo para o Brasil. “É um sonho realizado, além de uma oportunidade única para o Brasil de firmar-se no universo do cinema juvenil. Não existe aqui nenhum Festival que se aproxime do conceito proposto pelo GFF”, diz.

O diretor executivo da Redecard, Fabio Herszkowicz, afirma a importância do festival. “Um dos valores da Redecard consiste em incentivar e disseminar a cultura no país, aprimorando o desenvolvimento artístico e cultural. O festival de cinema Giffoni tem relevância não só pelo seu reconhecimento internacional, como também pela sua proposta de estimular os jovens talentos”.

Sobre o Giffoni Film Festival
O GFF tem suas raízes no sul da Itália, cidade de Giffoni Valle Piana. Sua primeira edição ocorreu em 1971 e durante sua trajetória abrigou jovens de mais de 54 países. A partir do ano 2000 foi instituída a rede Giffoni World Alliance, pela qual se permitiu expandir o evento para várias localidades. Esta rede tem como principal característica a capacidade de adaptação às novas culturas e realidades, criando pontes imprescindíveis para o sucesso do festival.
A cada edição do Giffoni Film Festival uma nova temática é proposta. A última realizada em território italiano trouxe “Felicidade” como palavra chave. É importante lembrar que, anualmente, mais de 3 mil estudantes participam do festival.

Giffoni São Paulo Film Festival – É apresentado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Conta com o patrocínio de Redecard e Petrobrás, tem apoio de Globo São Paulo e promoção de Revista Contigo!, Cineclick e Rádio Disney 91.3. Conta com o apoio cultural de VivaCor, Holiday Inn (Anhembi). É uma realização de Mix Maker Entretenimento e Esporte do grupo Mix Brand Experience, Giffoni Experience e Governo Federal.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: