quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Jader já decidiu: não apoia Ana Júlia. E não irá a comício.

Jader Barbalho já decidiu.
Ele, pessoalmente, não apoiará a governadora Ana Júlia neste segundo turno.
Quanto ao PMDB, que Jader preside regionalmente, há duas alternativas em cogitação: anunciar publicamente o apoio à candidatura do tucano Simão Jatene ou liberar toda a tropa, para que cada um embarque na candidatura que melhor achar conveniente.
Se o anúncio a Jatene for público, ainda não está certo como será feito: se o próprio Jader o fará, se indicará uma pessoa em seu lugar ou se o partido vai se manifestar numa nota oficial.
O presidente regional do PMDB, que no momento se encontra em Brasília, também já decidiu: não participará, hoje à noite, do comício em Ananindeua que reunirá o presidente Lula, a candidata a presidente pelo PT, Dilma Rousseff, e a governadora Ana Júlia.
Jader, nos encontros mantidos em Brasólia, tem reafirmado seu compromisso de apoiar apenas a candidatura de Dilma, mas não a de Ana Júlia.
O empecilho para a adesão do presidente do PMDB não é propriamente o PT, com o qual, na média, mantém um bom relacionamento, uma relação de respeito recíproco.
O problema de Jader é exclusivamente com a DS, assim conhecida a Democracia Socialista, tendência minoritária do PT que tem, entre seus mais notórios integrantes no Pará, a própria Ana Júlia, o ex-chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, deputado federal eleito, e os secretários irmãos Marcílio e Maurílio Monteiro. Os três exercem incomparável e incontrastável influência sobre a governadora e formam o que ficou conhecido como núcleo duro, hoje tentando de todo jeito tentando amolecer o PMDB para que adira à candidatura da governadora.
Jader, segundo o poster ouviu há pouco de fontes seguras do PMDB, não esquece as hostilidades públicas de gente da DS contra ele.
Não esquece, sobretudo, de afirmação – pública e de grande impacto – feita por escrito pelo então secretário Cláudio Puty, no auge das tensões entre PT e PMDB, quando ambas as legendas ainda eram aliadas e estavam à beira do rompimento, depois consumado. “O PT não vai se intimidar. Não tememos arreganhos, cara feia. A aliança com o PMDB não é cláusula pétrea no PT”, escreveu Puty.
Jader tem ainda confiança no PT.
Mas não tem a menor confiança nos petistas da DS.
Essa é uma das razões mais fortes de já ter, inclusive, sinalizado sua posição.
Isso tem ocorrido com os anúncios dos deputados peemedebistas Simone Morgado, Josefina Carmo, José Priante, Parsifal Pontes e Asdrúbal Bentes, que já aderiram de mala e cuia à candidatura tucana.
No tabuleiro de xadrez, esses anúncios configuram um movimento concertado (com “c” mesmo), combinado, programado, autorizado pelo próprio Jader.
E Helder Barbalho, o prefeito peemedebista de Ananindeua, filho de Jader e um dos coordenadores da campanha da petista Dilma no Estado?
Também não irá ao comício de hoje à noite.
Até ontem, segundo fonte segura informou ao blog, Helder dizia que não iria porque “ainda não fui liberado pelo partido”.
Pois até agora, no momento em que está sendo feita esta postagem, ele ainda não foi “liberado pelo partido”.
O prefeito receberá o presidente Lula na condição de prefeito de Ananindeua, mas não o acompanhará no palanque.

9 comentários:

Anônimo disse...

é o jeito mandar o ministro joaquim barbosa cassar ele...

Anônimo disse...

Não estou acreditando nisto, o Jader não vai querer perder a sua participação no Governo Federal ( nomeações). Por outro lado a sua eleição ainda não esta confirmada.

Anônimo disse...

10 para o jader e fora ana julia .vaza mana.

Anônimo disse...

ELES (DS) ACABARAM COM O PT EM BELÉM ISSO É UMA PENA PORQUE TEMOS MUITAS LIDERANÇAS SÉRIAS E COMPETENTES NO PT.

Anônimo disse...

Helder não vai porque "papito"não deixou.

Anônimo disse...

Não sei se isso é bom. Talvez fosse até melhor ele não apoiar. Acho que o Jatene tá precisando de um empurrão pequeno e isso já está praticamente garantido com essas adesões menores.
Vejo nisso uma guinada para o lado do que está com maior chance, de olho em cargos - fisiologismo endêmico do PMDB. Isso é muito ruim para o Jatene, para o Estado e para nós que queremos um governo Independente. E, ainda, se fosse a Ana Júlia que tivesse maior chance, ele ia para o lado dela, você não acha?

Anônimo disse...

MAIS UMA PÉROLA DA DS: TÁ NO BLOG DA AFBEPA http://afbepacoragem.blogspot.com

ASSEMBLÉIA VOTOU E APROVOU REAJUSTE DE 10,8%, MAS AGORA SINDICATO DIZ QUE O REAJUSTE SERÁ DE APENAS 7,5%.
Ontém, os bancários e bancárias aprovaram em assembléia a saída da greve porque o sindicato divulgou em mensagens nos celulares dos bancários e na assembléia que havia conquistado em mesa de negociação com o banco o percentual de 3,3% além do reajuste da Fenaban.

As mensagens nos celulares diziam, literalmente, o seguinte: "No Banpará Sindicato consegue 3,3 por cento acima da fenaban. Assembléia hoje. 13/10, as 18h no Sindicato. Participe."

Diante da irrecusável proposta, a unanimidade da assembléia aprovou a saída da greve.

Agora sindicato e banco negam tudo e dizem que o reajuste vai ficar só nos 7,5% da fenaban mesmo... putzzzzzzzzzzz... essa DS... (mas não esqueçamos do dedo podre de uma certa artban lá pelo meio... putzzzzzzzzz)

Anônimo disse...

Então não ouve acordo? Quer dizer que Lula vai nomear um ministro para ficar 6 X 5?

Anônimo disse...

Bom verdade seja dita, quase 80% do PMDB está com Jatene, os motivos são muitos, porém o maior de todos é a vantagem eleitoral do ex. governador sobre ANA jÚLIA, ou seja , ele está a um passo do palácio dos despachos´e o PMDB de olho no próximo governo, o maior cabo eleitoral de Jatene é a própria DS, não o PT, que viu o sonho de governar o Estado ir pelo ralo por irresponsabilidade e amadorismo politico de uma casta de pseudo intelectuais que foi durante os 4 anos menos PT.