sexta-feira, 22 de outubro de 2010

“Camisa pesa, mas não ganha jogo sozinha”

De um Anônimo, sobre a postagem Futebol é bola na rede. E ponto final.:

Sou torcedor do Paysandu há tanto tempo que minhas mais remotas memórias de infância estão vinculadas ao desvelo pelo clube alvi-azul; amor algo inexplicável porque meu pai, ao contrário da maioria, ignorava o futebol, nunca pisou num estádio de futebol. Mas desde a adolescência, já em meados dos anos 1970, passei a ir aos estádios para torcer pelo Paysandu Sport Club.
Como (quase) todo clube, o Paysandu alterna bons e maus momentos e hoje, a toda evidência, está bem longe de viver um bom momento, embora existam feitos em sua história que nos encham de orgulho e alegria.
No caso do jogo contra o Salgueiro, é forçoso reconhecer que o adversário foi superior (no intervalo do jogo, um jogador disse para o repórter que o Salgueiro não iria repetir o que acontecera no jogo anterior, ou seja, perdera muitos gols e a chance de vencer; falou isso naturalmente, sem afetação ou arrogância e o resultado do jogo mostra que ele estava certo em sua análise).
Estou de acordo contigo: camisa pesa, mas não ganha jogo sozinha. Em que pese ter quase cem anos, o Paysandu perdeu porque o adversário jogou melhor. E ponto final.
Não foi a primeira vez, nem será a última, que um David derrota Golias, sobretudo num esporte tão imprevisível como o é o futebol.
Pelo menos, perdemos num jogo honesto, não fomos "garfados" e devemos aceitar o resultado com serenidade.
Para o futuro, o Paysandu deverá continuar a trabalhar com planejamento sério, determinação e, sobretudo, adotar uma gestão capitalista (sim, capitalista!) eficiente, tal como o fazem os grandes clubes.
Ainda faltam quatro anos para o nosso centenário.
Se acertamos o passo, chegaremos não somente à 2ª, mas à 1ª divisão do futebol brasileiro.
Há, sim, muitos motivos para renovar as esperanças; qualquer dúvida se desvanece quando olhamos o nosso escudo, pois nele existe um pé alado que voa alto e veloz.
É com a força imanente desse poderoso símbolo - e adoção de uma administração capitalista eficiente - chegaremos a viver novos, e maiores, dias de glória.

Nenhum comentário: