sábado, 30 de outubro de 2010

Descrente na reeleição, Ana articula candidatura ao Senado

Na Época On-Line

Nem mesmo a ida do presidente Lula e da candidata Dilma Rousseff para comícios em Belém neste segundo turno melhorou o desempenho da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, que concorre à reeleição. Certa de que vai perder as eleições de amanhã, ela começou a articular dentro do partido a sua indicação para concorrer a uma vaga ao Senado em uma possível segundo pleito que poderá ocorrer no estado com o cancelamento das candidaturas dos deputados Jáder Barbalho (PMDB-PA) e Paulo Rocha (PT-PA), atingidos pela Lei da Ficha Limpa.
Antes mesmo da votação deste domingo para definir o novo chefe do governo estadual, Ana Júlia e a direção estadual do PT dão mostras de que não acreditam na vitória da petista, segunda colocada nas pesquisas eleitorais, muitos pontos atrás do concorrente Simão Jatene, do PSDB.
PT e PMDB entrarão nos próximos dias com recurso na Justiça Eleitoral solicitando a realização de uma segunda eleição para definir o ocupante de uma das vagas ao Senado, já que Rocha e Barbalho obtiveram, juntos, 57% dos votos, mais da metade do total de eleitores que escolheram os outros dois concorrentes – Flexa Ribeiro (PSDB) e Marinor Brito (Psol). Nestes casos, a lei prevê uma segunda votação com a anulação dos votos dos concorrentes cassados pela Justiça. Se não conseguir se reeleger amanhã, o que é provável, Ana Julia concorreria novamente em dezembro no segundo pleito para o Senado.
Para conseguir esta reviravolta, a governadora terá que convencer o próprio partido a indicá-la. Ana Júlia está isolada politicamente dentro da própria corrente ideológica do PT, a Democracia Socialista (DS), e sem força para impor seu aos demais petistas. Outro nome do grupo politico é André Farias. A DS preferiu concentrar esforços para eleger dois deputados estauais e um federal do que fazer eforçopara releger Carepa.
Paulo Rocha, que lidera a maior tendência no estado, o Campo Majoritário, defende a indicação do deputado estadual eleito agora Waldir Ganzer, que foi parlamentar federal na década de 1990, ou Mário Cardozo, liderança estadual que disputou (e perdeu) uma vaga no Senado em 2006.
Depois da publicação do acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF) cancelando as candidaturas de Barbalho e Paulo Rocha atingidos pela Lei da Ficha Limpa porque renunciaram aos respectivos mandatos para escapar dos processos de cassação no Congresso, o TRE paraense vai definir se haverá ou não a segunda disputa para o Senado. É nessa tábua de salvação que a governadora mantém as remotas esperanças.

15 comentários:

Anônimo disse...

Mas nem pra síndica, ela se elege mais... isso soa tão ridículo, que chega a ser cômico...

Anônimo disse...

Melhor de todos o professor Mario Cardoso.

Anônimo disse...

Caro Paulo, Mesmo que haja nova eleição para o Senado Ana Júlia não se elegerá. Primeiro que dificilmente o Pt lhe dará a vaga e segundo, estã manchada pelo desastre que foi seu governo e pela corrupção generalizada feita pelo seu grupo político o PMM do B que destruiu o Pt no Pará.

Paulo André Nassar disse...

Cara de pau não tem limite, meu amigo Paulo.

Anônimo disse...

Aos companheiros militantes do PSDB, quero desejar um domingo de muita calma, serenidade e principalmente vigilância redobrada nas seções de votação. O povo do Pará quer Jatene novamente e nós temos que garantir, que nas urnas, essa vontade seja respeitada. Nossa batalha só termina 17:00 horas do dia 31. Bom trabalho a todos.

Anônimo disse...

Completamente parcial, como sempre. Faltou declarar seu voto abertamente meu amigo.

Ainda dá tempo. Deixe de modestias e hipocrisia.

Anônimo disse...

O POVO DO PARÁ, usando das atribuições que lhe foram conferidas pela Consituição Federal, artigo primeiro, RESOLVE, a bem do serviço público, EXONERAR ANA JÚLIA DE VASXONCELOS CAREPA do cargo de Governadora do Estado.

Belém, 31 de outubro de 2010

Anônimo disse...

Este sonho não pode se tornar realidade, ela não saiu em tempo habil do Governo! Portanto ela é inelegivel.

Anônimo disse...

Passei a noite toda rolando na cama. Passei parte da noite sem conseguir dormir. Passei a noite toda esperando clarear o dia. Sou funcionário público e nesses quatro anos de Ana Julia Carepa nunca fui tão mal tratado, tão humilhado, tão desprezado como nesse governo. Apesar de saber que Jatene não é essa "coca-cola" toda mas é a única opção eu e milhares de funcionários do estado votaremos nele por tudo que sofremos nesse desgoverno, pela arrogância, pelo desprezo, pela incompetência, pela corrupção que se alastrou em todas as secretarias onde o Pará e nós funcionários publico estaduais não merecemos mais quatro anos de desmandos e inapetência. Hoje é um dia especial, dia que lavaremos a alma, dia que descarregaremos tudo que passamos naquele pequeno espaço chamado urna,votando no 45. PT no governo do Pará, NUNCA MAIS!!

Anônimo disse...

A ex-governadora já votou aqui no José Veríssimo. A claque que a acompanhava cabia dentro de uma Kombi. Nem bandeira tinha.

Anônimo disse...

Calma Ana, outras eleições virão. Agora é hora de refletir sobre os erros de seu governo. Não tente forçar a barra senão a coisa vai piorar. No mais, novas eleições é apenas uma tese, ao gosto de quem a deseja. Falta combinar com a corte ou com os russos viu.

Anônimo disse...

Sonhar não paga imposto.
Não haverá segunda eleição para o Senado no Pará.
Quem viver, verá.
Para Ana Julia e seus seguidores resta fazer o balanço de perdas e danos.
A tal "tábua de salvação" simplesmente é uma quimera.

Anônimo disse...

Ana Júlia Já era, espero que o PT crie vergonha e reconheça que existe outras lideranças mais competentes e compromissadas com a pluralidade de idéias que esse grupinho que enterrou o sonho de transformar nossa sociedade aqui no Pará deve ficar no esquecimento, vamos passar uma borracha se deus quiser...

Anônimo disse...

QUE FIQUE BEM CLARO O PROBLEMA NÃO É O PROJETO QUE O PT DEFENDE, SE NÃO DILMA NÃO SE ELEGERIA, O PROBLEMA É A INCOPETENCIA DE UM GRUPO QUE ENGANOU TD MUNDO INCLUSIVE O JADER, PORQUE QUEM IA SER O NOSSO GOVERNADOR ERA O PROF MÁRIO E O JADER COM O PAULO ROCHA NÃO DEIXARAM...

Anônimo disse...

Anônimo do 30/10/10 19:29

O mário Cardoso não se leege nem para Conselheiro Tutelar no Distrito do DAGUA ou do DAMOS, que são 05 vagas. Esse é cachorro morto.