segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ana Júlia assume 13 compromissos com a juventude

Cliquem aqui.
Clicaram?
Pois é.
É o site da Juventude Acelera Pará, que apoia a reeleição da governadora Ana Júlia Carepa (PT).
Aqui no Pará, quem a coordena é o petista Cássio Nogueira.
Leopoldo Vieira, outro petista e comandante em chefe (agora sem o hífen, não esqueçam) do Juventude em Pauta, coordena no Estado a campanha da juventude de Dilma Rousseff, a candidata do PT à Presidência da República.
O site expõe, por exemplo, os 13 compromissos de Ana Júlia com a Juventude.
Confira abaixo.

-------------------------------------------

No segundo mandato, Ana Júlia vai acelerar as oportunidades da juventude, num Pará que cresce no ritmo do Brasil, firmando 13 compromissos:

1- Ampliar o Navega Pará, o número de escolas públicas, os Kits Escolares, garantir o cumprimento da meia-passagem intermunicipal e expandir as vagas e variedade de cursos na UEPA nos próximos quatro anos.

2- Ampliar o Bolsa-Trabalho, criando mais 28 mil novas bolsas até 2014, abrindo cursos voltados a jovens agricultores e vagas para vítimas de exploração sexual, egressas de gravidez precoce e do sistema prisional.

3- Interiorizar a Casa da Juventude, incluindo espaços com quadra poliesportiva, anfiteatro, cinema e equipamentos de recreação, com apoio às atividades esportivas e artísticas desenvolvidas nesses espaços, através da regionalização dos Editais de Incentivo à Cultura e do bolsa-talento, e criar cursinhos populares vinculados às CASAs.

4- Consolidar a rede de ensino tecnológico do Pará, concluindo as 17 escolas previstas no convênio com o MEC, para que os jovens possam ter oportunidades de emprego digno nessa fase de crescimento econômico do estado.

5- Criar a “bolsa-educação”, um incentivo à permanência com sucesso dos jovens de baixa renda no ensino médio, para combater a distorção série-idade e a evasão escolar pela pressão de trabalhar muito cedo.

6- Ampliar bolsas de iniciação científica através da FAPESPA (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará), expandindo-as para os alunos cotistas de universidades públicas e do PROUNI, vinculados a projetos de sustentabilidade ambiental, que ajude na permanência e estimule uma geração protagonista de alternativas ambientalmente corretas.

7- Criar um amplo programa de erradicação do analfabetismo juvenil e fortalecer o MOVA-Pará (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos).

8- Instituir a partir de 2011 as cotas sócio-raciais na UEPA.

9- Instituir linha de crédito específica para jovens no Banpará, para projetos econômicos individuais ou cooperativistas.

10- Estabelecer reserva de vagas para jovens trabalhadores rurais na rede tecnológica do Pará, com disciplinas voltadas ao campo e assistência técnica específica para a juventude rural na EMATER.

11- Desenvolver o “Mapa” da juventude paraense, estudo para conhecer as condições de vida dos jovens do estado, para subsidiar o Plano Estadual de Juventude, o planejamento de oportunidades abertas pelo Estado do Pará, com prazos e metas, para a atual geração num período de 10 anos.

12- Criar o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Juventude, reserva do orçamento para aplicar em políticas públicas para os jovens, a ser gerido pela Coordenadoria e Conselho de Juventude, que serão ligados ao gabinete da governadora.

13- Criar canais de diálogo e participação para os jovens apresentarem suas demandas para o Plano Plurianual e na Lei do Orçamento.

7 comentários:

Anônimo disse...

E as propostas do Simao pros jovens? existem? alguem sabe alguem viu? aposto que nao tem, ele ta por fora!

Anônimo disse...

Poster, a AJ assim como a Dilma, sabe que com oportunidades para a galera de hoje, resolveremos problemas cruciais da sociedade atual no futuro perto.

Anônimo disse...

Ficaram muito boas as propostas. Promete um segundo mandato diferente do primeiro em politicas para jovens.

Anônimo disse...

Putz! melhor do que muito programa de governo da lavra de figuronas tarimbadas e de acadêmicos. Parabéns galera da Ana Julia.

Anônimo disse...

Cassio e Leopoldo s~ao os melhores nomes da JPT pra coordenarem esse processo, pq s~ao agregadores, d ac~ao e tem capacidade de propor coisas consistentes e dialogar com as diferencas.

Anônimo disse...

kd o blog da juventude do Jatene?

Anônimo disse...

a ana julia não cumpre os compromissos que promete. coitados esses ainda acreditam no canto da seréia.