quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Programas podem sair da Casa Civil junto com Puty

O Procampo, o ProJovem, a Casa da Juventude e o Programa de Regularização Fundiária viraram, podem acreditar e apostar, moeda de troca nesta, digamos, rearrumação do secretariado do governo Ana Júlia Carepa.
Explique-se.
Todos os quatro programas mencionados estiveram, nos últimos tempos, ferrenhamente vinculados, ligados, argolados à Casa Civil, desde que pra lá, é claro, foi deslocado o dr. Cláudio Puty.
E sempre houve muita curiosidade para se saber, afinal, por que motivo um programa como o ProJovem estava estreitamente enlaçado com a Casa Civil, se na estrutura do governo existe uma Secretaria de Educação.
Também nunca ninguém entendeu ao certo qual a razão de um programa como o de Regularização Fundiária subordinar-se igualmente ao Gabinete Civil.
Com o andar da carruagem, as perguntas que não queriam calar começaram a ser respondidas naturalmente. E com fatos.
E os fatos demonstraram que a vinculação desses programas contemplavam, primordialmente, o propósito – nos últimos meses cada vez mais maldisfarçado – de dar substância à pré-candidatura de Puty a deputado federal pela Democracia Socialista (DS).
Pois é.
Agora, de saída da Casa Civil, Puty propôs à governadora Ana Júlia, em conversas que ambos tiveram nos últimos dias, deslocar o Procampo, o ProJovem e a Casa da Juventude para o âmbito da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes), comandada por Sua Excelência a dra. Eutália Rodrigues.
Por que a Sedes?
Porque a dra. Eutália é indicação direta de Puty.
E o Programa de Regularização Fundiária? Seria deslocado para a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof).
Qual a moral dessa história?
É que não há e nunca houve critérios técnicos a justificar que a Casa Civil fosse a responsável pelos quatro programas.
Os critérios podem ter sido outros.
Mas técnicos, nunca.
Nunquinha.
Ah, sim.
É possível, é bem possível, que a proposta apresentada pelo secretário não vingue, muito embora Ana Júlia já tenha dado o seu aval – ou quase isso – para que se concretizasse.
Mas que a proposta foi feita, não tenham a menor dúvida.
Foi feita mesmo.
Vamos ver se vai ser concretizada.

5 comentários:

Bia disse...

Bom dia, caro Paulo:

na monocracia estabelecida ali no Palácio de Inverno da rodovia Augusto Montenegro ainda há regrinhas básicas que devem ser obedecidas, já que a democracia, oficialmente, está legalizada no entorno do Palácio.

A Lei Orçamentária Anual aprovada pela Assembléia, inclui a aprovação dos Programas de Trabalho e suas ações, vinculados aos órgãos onde foram aprovados.

Assim, as ações 6181(Implementação da Casa da Juventude),6182(Implementação das Ações do Programa ProCampo e 6177(Implementação das ações do programa ProJovem Pará-Modalidade Urbano) estão vinculados ao Gabinete Civil.

"Transportá-los" para outra unidade pode não ser um simples ato de desejo. Aguardemos a República...rsrsrs...

Abração

Anônimo disse...

Paulo,

Pro Puty, "a juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes".
O que ele faz com os "jovens" não é sério.

Anônimo disse...

E a juventude do PT, o que acha desse absurdo??? Não vai se posicionar???

Anônimo disse...

Não trata-se também de uma anomalia, o Projovem Urbano, está vinculado à Casa Civil da Governadoria, o Programa no âmbito federal é executado pela Secretaria da Presidencia. Acho que o importante é o estado do Pará não ter perdido esses recursos e os resultados dos mesmos serem bastante positivos. Por exemplo, o Pará, com mais dois estados são pilotos na modalidade Projovem Prisional, graças ao bom trabalho da equipe responsável pela execução do programa no Pará. Além disso é para comemorar, o fato de ser o 3º estado com menor índice de evasão dos alunos atendidos pelo projeto.

Anônimo disse...

PB, a Secretária Eutália além de ser indicação do Puty é da DS. Fiel cabo eleitoral dele, haja vista que já colocou todos os técnicos da Sedes em plena campanha.
O fato dele querer que esses programas vão prá Sedes e Sepof, é justamente para a continuidade de sua campanha. Quer dizer que enquanto estava com ele na Casa Civil não era indecente!agora é! e por isso ele quer mudar! é só prá continuar se dando bem.
E tem mais! ele também convidou a Secretária Eutália prá sair candidata Deputada Estadual pela DS. Se for verdade, ela também não teria que sair junto com a turma? vamos aguardar os fatos.