terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Gripe a já matou três

No AMAZÔNIA:

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), Ana Helfer, disse que o Pará já vive a segunda onda de casos de Gripe A e que o vírus H1N1, responsável pela doença, é o atual causador de todas as gripes. Somente este ano foram contabilizados 11 diagnósticos positivos e três mortes. Acredita-se que houve um relaxamento na prevenção. Agora, cerca de 160 mil doses de vacina já estão com a secretaria.
O que a diretora classifica como onda é o rápido crescimento dos casos confirmados da doença depois de meses com índices baixos e considerados estáveis. De dois a três casos por semana, o Pará passou a ter 12 casos em uma só semana, este mês.
'Estamos sim entrando em processo de transmissão mais facilitado que há sete meses', disse em entrevista coletiva realizada ontem pela Sespa para explicar a situação diante do surgimento de casos novos noticiados pela imprensa.
O balanço da Sespa aponta 11 casos de gripe A, também conhecida como gripe suína, somente este ano. Vinte e nove suspeitas foram descartadas e seis ainda estão sendo investigadas. Três pessoas já morreram e um quarto óbito ainda não teve o diagnóstico da doença confirmado.
Dentre as vítimas fatais, todas são mulheres, sendo duas na faixa dos 20 aos 30 anos de idade e uma acima dos 50. Cada uma morava em um município diferente: Belém, Cametá e São Domingos do Capim.
Já o óbito em investigação é de uma criança de 9 anos de idade. A expectativa é de que o resultado laboratorial do exame seja informado à Sespa nesta semana. A secretaria também acompanha o quadro de outra criança, irmã da que tem a morte sob análise, para confirmar se o diagnóstico é de gripe A.
No ano passado, a Sespa registrou 3.133 casos suspeitos, mas confirmou somente 815 deles. Dez levaram à morte dos doentes.
Segundo Ana Helfer, qualquer gripe, hoje, é provocada pelo H1N1. Porém, nem todas evoluem para o caso grave da doença, principalmente se os cuidados para a detecção rápida forem adotados. Por isso, ela recomenda que ao sentir os sintomas de uma gripe, qualquer um deve procurar o médico.
A diretora reforça que não é para confundir resfriado com gripe. O primeiro é leve, provoca somente coriza (nariz fica escorrendo) e espirro, mas não febre. Já alguém gripado tem febre, tosse com bastante secreção e dor no corpo. O diagnóstico de gripe A inclui, ainda, a falta de ar.

Nenhum comentário: