terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

As “obras” da Secult em Bragança


Vocês pensam que tudo se resumiu ao forro de gesso desabado no Theatro do Paz?
Vocês pensam que tudo se resume aos quatro meses de salários atrasados dos profissionais da Amazônia Jazz Band?
Não é não.
As obras da Secretaria de Cultura não se resumem a isso.
Deem uma olhadinha nas fotos acima.
Foram feitas por Guilherme Thorres.
Mostram o estado em que se encontram a Escola Monsenhor Mâncio Ribeiro (as três primeiras fotos, lá do alto) e a Casa da Cultura (as duas últimas), ambas no município de Bragança, um dos maiores da região nordeste do Pará.
O prédio da escola, completamente abandonado, é alvo fácil para saques e vandalismo. Ele é patrimônio histórico e protegido pelo Decreto Municipal nº 010/2008.
O prédio pertence à Seduc. Foi construído em 1929 e abrigava uma escola de nível fundamental, mas quando foi desativado para o restauro – o que nunca aconteceu -, foi saqueado.
Já foram retirados os pisos feitos em madeira de lei (pau-amarelo), as janelas, o madeirame e até a imagem em mármore do Cristo crucificado.
A Casa da Cultura de Bragança também está em situação deplorável. O governo expressa na mensagem que encaminhou à Assembleia Legislativa agora em fevereiro, que “a recuperação da cobertura da Casa da Cultura movimentará R$ 125 mil”. Em ano eleitoral, é o caso de se aguardar.
Para restaurar a escola, a deputada Simone Morgado disponibilizou recursos de mais de R$ 1 milhão, aprovado no Orçamento Geral do Estado de 2008. Até agora, não foi liberado um tostão. No início de 2009, a Secult, a pedido da parlamentar, enviou uma equipe de engenheiros e arquitetos para dar início ao processo de restauração em caráter emergencial do Mâncio Ribeiro. Nada foi feito até agora.
É assim!

11 comentários:

Tanto disse...

Eu choro por Bragança, um lugar único no Pará. A cidade é linda, agradável, tem patrimônio arquitetônico fabuloso, uma praia linda, mas infelizmente é esquecida. Podia ser um polo turístico procurado por turistas daqui e de fora... mas nada. Estive em Bragança em janeiro, um final de semana no Solar do Caeté, um final de semana para reviver os bons momentos de sempre, lá. Pena que deixem esse tesouro, essa jóia, sumir assim.

Anônimo disse...

E olha que o gobierno já está acabando.
Acabando sem ter começado.
E donAna bravateia por todos os lados que tem a amizade "...do MEEEU AMIGO LULA...".
Ou seja, não deve faltar dinheiro; o que falta e inexiste é competência mesmo.
Falta é seriedade com a coisa pública; com o dinheiro da população.
Pois, para pagar milhares de aspones-cumpanherus, tem grana.
Mas para propaganda enganosa do tal "governo da mudança" e do governo que "se preocupa com a população", ahhh, tem grana e muita!
Com a palavra os aspones, aderentes, puxa-sacos, interesseiros e afins, para tentar justificar o injustificavel.
Orra meu!

Anônimo disse...

O Ministério Público e a Justiça deste Estado precisam urgentemente agir para apurar as responsabilidades do Poder Executivo.

Anônimo disse...

ei, cadê a prefeitura dessa cidade que não vê e se responsabiliza pelos prédios municipais,não é somente responsabilidade do Estado a preservaçaõ do patrimonio histórico, o PAC das cidades historicas está aí e exige uma contrapartida mínima dos municípios que se organizaram para participar do programa.Quanto a escola a SEDUC tem mais é de reformar es escolas depois do desmonte da educaçaõ promovido pelo PSDB e seu aliados nos 12 anos que passaram no Estado, pois meu caro escritor ninguem é tão bobo para acreditar que isso aí é resultado de apenas três anos de gov Ana Julia, isso aí é bem visivel é bem mais antigo.
É grande o esforço de minimizar todo esse atraso promovido por 12 ou 20 anos dessa galera que passou pelo poder e que tb não fizeram nada por isso hj se discute a divisão do estado pela falta de políticas que cheguem as várias regiões do Pará, Bragança tb é umadessas cidades, mas responde aí vc sabe de que partido foram os três ultimos gov do município desta cidade. Patrimonio histórico exige educação patrimonial, museal e preservação dos prédios históricos e o que eu vejo nessas fotografias não é algo recente não é invensão do gov do PT, e que tal, não foi bonito e são Benedito Barroco restaurado que esta devolvido a comunidade na principal manifestação religiosa e cultural da cidade? custou 6 meses de contrataçao de pessoal para a restauração investimento da Secult isso tb é respeito pelo patrimonio e as manifestações culturais da comunidade, acho super importante as críticas eo gov tem de se esforçar para atender as demandas da população pois foi para a mudança desta triste realidade que ele foi eleito, porém elas tem de estar subsidiadas na verdade e no direcionamento certo das responsabilidades para não engadar os leitores de tão conceituado blog com acusasões destemperadas e infundadas.
saudações fraternas companheiro cidadão.

Anônimo disse...

Faltou a foto da sede da prefeitura, que foi tranferida para outro prédio por conta do forro que está desabando. Já fez um ano e até agora o local continua abandonado.

Anônimo disse...

Companheiro cidadão das 15:18: então porque o governo tucano foi omisso e incompetente o atual governo pode deixar as coisas se destruírem sem nenhuma responsabilidade? O que as fotos mostram são acusações destemperadas e infundadas?

ANDERSONNBELEM disse...

Espera aí, este problema é consequência dos doze anos de desgoverno do PSDB, ou esta pessoa pensa que iremos acreditar que estas imagens são frutos dos três anos de governo do PT? O Governo da Ana Julia está mudando este Estado pra melhor e eu não tenho dúvida que os infinitos problemas deixado pelo jatene estão sendo solucionados de forma gradual.

Anônimo disse...

Fui passar o carnaval em Bragança. aproveitei e fui na linda praia de Ajuruteua, uma das praias mais bonita do Brasil. O Governo do Estado através da Setran está asfaltando a rodovia que vai pra Ajuruteua. O serviço que estão fazendo é pior mas bem pior do que o do nefasto Duciomar que está fazendo nas ruas de Belém. Aqui em Belém os técnicos da área dizem que esse asfalto do Dudu chama-se lama asfáltica e o que vi na estrada de Ajuruteua então é deve ser lixo asfáltico. Explico, jogaram um asfalto líquido na estrada sem tapar os buracos existentes depois cobriram com areia molhada. Não precisa ser engenheiro pra saber que esse serviço não presta é lixo mesmo. Pelo visto não vai durar esse inverno. As pontes de madeira estão todas com difícil acesso. Dois acidentes ocorreram no feriado do carnaval causados pelos buracos na estrada e pela situação ruim dessas pontes com peças de madeira soltas causando um perigo enorme. Apelar a quem? O certo é esperar outubro chegar para dar a resposta nas urnas pra esse governo que até agora não sabemos pra que veio. Infelizmente esse é o Pará que vivemos hoje.

Anônimo disse...

Tem gente que pensa que somos gado manso, este governo da Ana Júlia foi uma lacuna na gestão do Estado. A administração está falida, os órgãos ficando sucateados e inoperantes. Para se ter uma ideia do caos, na Sead nem água tem para beber.

Anônimo disse...

Essas fotos mostram a realidade nua e crua desse governo Ana Júlia: caindo pelas tabelas.
Esse é o retrato, essa é cara do governo petista de ser.
E ainda vem esse talç de Anderson querer dizer que tudo é culpa dos tucanos.
Ora não enche. A Ana Júlia já está no quato ano de governo e ainda não encontrou o rumo.
Está mais perdida do que cachorro quando cai do caminhão de mudança.

a) Edyr Batalha

Anônimo disse...

O anônimo das 22:05 está certíssimo. Realmente o governo tucano não fez nenhum restauro nos prédios históricos do interior do Estado, mas já não está na hora desse governo parar de ficar falando isso e comecar a agir, afinal de contas já são quase quatro anos e nada. Em Braganca, o ex-prefeito Zé Diogo(PSDB) se gaba que "restaurou" a prefeitura e a antiga residência dos prefeitos onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Saúde. Pois bem, se vocês entrarem nesses prédios vão perceber que em vez de restaurar ele cometeu um crime, colocando forros e divisórias de PVC, além de outras aberracões. Quanto à Escola Estadual Mancio Ribeiro, a mesma não é reformada há muitos anos, porém até o ano de 2007 ainda funcionava(em precaríssimas condicões). Como Braganca se ressente de um espaco cultural de qualidade( oficina de arte, escola de música, etc.), o prefeito, juntamente com a Dep. Simone Morgado, o Secretário Estadual de Cultura e o Secretário Estadual de Educacão, firmaram um acordo em 2007: o prefeito doaria um terreno para a construcão de uma nova escola que seria construída pela SEDUC, a SECULT ficaria encarregada de elaborar o projeto de restauro e a Dep.Simone garantiria no orcamento do Estado, recursos necessários para iniciar a obra. O projeto foi concluído pela arquiteta Filomena Mata (expert nesse assunto), ex-técnica da Diretoria de Patrimônio Histórico da SECULT , a Deputada Simone Morgado garantiu no orcamento de 2008, recursos na ordem de um milhão e o prefeito foi à SEDUC tratar da doacão do terreno. Já estava no comando da SEDUC a nova Secretária de Educacão (Bila), que sugeriu que a parte superior do prédio funcionasse como espaco de capacitacão dos professores da região e a parte inferior serviria para abrigar a área cultural. Após alguns meses, para surpresa de todos os que acompanhavam o processo, a SEDUC apresentou outro projeto, vejam só, desconhecendo totalmente a existência daquele elaborado pela SECULT. O projeto da SEDUC era simplesmente para reformar a escola. Acredito que a Bila deve ter esquecido de passar as informacões completas para os técnicos, pois eles pensavam que os alunos ainda retornariam para estudar na mesma escola, desconhecendo por completo que ali seria uma escola de arte. Êta governozinho entrosado. Enquanto isso, o prefeito já tinha providenciado a transferência dos alunos para uma escola provisória, até que a nova fosse construída. Quando foi evacuado, em 2008, o prédio ainda tinha forro, piso(pau-amarelo), janelas, portas, apesar de bastante deterioradas. Só que ficou entregue às baratas, pois a SEDUC não colocou nenhum vigia e o prefeito por sua vez, esperando a posicão das Secretarias de Estado, irresponsavelmente, não colocou a guarda municipal para proteger o que ainda restava, pois apesar de ser um prédio pertencente ao Estado, merecia todo cuidado da prefeitura, mesmo porque se trata de patrimônio tombado pelo município. Foi aí que os vândalos comecaram a agir livremente, dia após dia, até que rapidamente o prédio ficou como aparece nas fotos, viu ANDERSONNBELEM? Os vândalos agiram em 2008, portanto no governo Ana Júlia. Em menos de uma ano eles roubaram tudo.
PB observe o "entrosamento" dos secretários. Os desencontros foram tantos que a governadora, ao conceder uma entrevista a uma rádio local, em julho de 2009, relacionou várias escolas reformadas em Braganca, inclusive a histórica Mancio Ribeiro. Coitada, mente que não se sente! SOS Madrasta do Pará, salve o Mâncio.