sábado, 27 de fevereiro de 2010

Número de homicídios cresceu em relação a janeiro de 2009

No AMAZÔNIA:

A decisão de indiciar os pais de adolescentes em conflito com a lei foi anunciada em coletiva ontem, que abordou as mortes violentas nos bairros do Guamá, Terra Firme, Jurunas e Cremação.
Em relação A Região Metropolitana de Belém, comparando o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 2,78% no número de homicídios em janeiro, de 96 para 111. Segundo Eugênia Rebelo, isso aconteceu por causa da grande disputa por pontos de venda de drogas no ano passado. 'Devido o combate ao tráfico de drogas feito pela Polícia Civil, os traficantes passaram a disputar os pontos de venda e, por causa disso, houve aumento no número de homicídios. No entanto, agora em 2010, isso está refletindo de forma inversa em algumas áreas', justificou. Em compensação, o índice de roubos diminuiu 11%.
No bairro do Jurunas, que - assim como o Guamá - totalizou 10 homicídios, quase todos eles foram por acerto de contas. 'Acaba virando um ciclo, é um matando o outro', disse o delegado Paulo Cristovão.
Já na Cremação, o baixo índice de homicídios registrados foi reflexo do aproveitamento de relatos feitos pelo Disque-Denúncia (181). Por causa das ligações, 44 pontos de drogas foram descobertos e 64 traficantes presos no bairro, no ano passado.
Em toda a Região Metropolitana de Belém, das 109 mil ligações recebidas no ano passado, mais de 85% foram aproveitadas na investigação de crimes. Prova disso é que todos os 22 homicídios registrados em janeiro nos bairros da Cremação, Jurunas e Guamá que, segundo a polícia, já foram elucidados.
Operação - Desde o início do ano, a Polícia Civil está com a operação Tolerância Zero nos bairros com maior índice de criminalidade da Região Metropolitana de Belém. Entre eles, Decouville, Marco, Jurunas, São Brás, Sacramente e Centro. Na próxima segunda-feira (01), o primeiro balanço da ação dos policiais será divulgado.

Nenhum comentário: