sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O debate entre Jarbas Vasconcelos e Paulo Vieira







Cliquem aí em cima.
E ouçam o excelente debate que ontem travaram, no programa O LIBERAL/CBN Belém, conduzido por Cleiton César, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, Jarbas Vasconcelos, e o presidente da Associação dos Magistrados do Pará (Amepa), o juiz Paulo Vieira.
Em pauta, o juiz tqq, aquele que, segundo a OAB, trabalha apenas às terças, quartas e quintas.

10 comentários:

Anônimo disse...

Ao que parece ambos têm razão. Talvez seja a hipótese de sucumbência recíproca no qual ambos ganham e perdem. Portanto, ambos apelam... Minha preocupação, contudo, volta-se para a possibilidade de ver a OABPA ser responsabilizada por dano moral em relação aos juízes que realmente o foram em sua honra profissional. Pois, na hipótese das ações por danos morais forem consideradas procedentes,conforme o pte da Associação dos Magistrados, alguém terá que pagar a conta e,em algum momento,neste mandato ou noutro, ao final, quem vai acabar pagando a conta seremos nós,os advogados, que pagamos as anuidades.Todos sabem, são as anuidades que pagam o corpo de empregados na entidade, que são muitos para as reais necessidades, além da baixíssima qualidade dos mesmos, as passagens aéreas,o combustível dos carros, a assessoria de imprensa etc. E agora,para piorar as coisas, corremos o risco de ter que pagar indenizações...Assim fica difícil. Acho,que sendo a OABPA condenada a pagar as indenizações por danos morais, o seu presidente deveria se responsabilizar pessoalmente e com seu patrimônio pessoal para com possíveis condenações que se traduzam financeiramente...

Anônimo disse...

PB,

Considere que o dr. Jarbas é advogado trabalhista, tem, por assim dizer, o culto do trabalho, acostumou-se a ter contato com os juízes trabalhistas além da conta e, é claro, confronta sua visão com outra visão que é a do Judiciário Comum, que ainda não se autoimpôs um regime de trabalho duro e que resulte na efetiva prestação jurisdicional que lhe cabe dizer.

Anônimo disse...

Ao que consta, nenhum juiz foi citado nominalmente, portanto não cabe ação contra ataque à honra, a não ser, conforme quer o presidente da associação dos magistrados, a defesa nua e crua do corporativismo mais rasteiro. Outra coisa: o meretíssimo defendeu o direito dos juízes trabalharem em casa, pois não? Então, por isonomia, esse direito deve ser estendido a todos os funcionários públicos. Todos, com certeza, produzirão melhor ficando em casa, como quer o senhor juíz. Ganha o estado, que não precisa gastar um tostão com transporte, os impostos podem ser diminuídos sensivelmente, os palácios ( de justiça, de governo, etc.etc) podem permanecer fechados e todos viverão felizes para sempre.

Anônimo disse...

o espírito da coisa é nobre, no entanto, a forma como está sendo feita é de baixíssimo nível, não condizente com a postura de um presidente da OAB.

Anônimo disse...

Isso serviu de lição para mim. Sou juiz no interior e durante a semana nunca trabalho menos que 12 horas por dia. Respondo por outras comarcas e gasto meu combustível pra ir até lá, porque pra receber qualquer diária do tribunal é uma burocracia inominável. Em 4 meses de trabalho reduzi em 463 processos o numero de processos em Trâmite . Parece pouco, mas o fato é que manter o número estável já dá trabalho. Isso quer dizer que houve um superávit no numero de processos sentenciados, ou seja, saíram mais processos que entraram. Minha família e meu médico já me disseram várias vezes para eu ir mais devagar. Pois bem, irei! A partir de agora, se não for HC, MS ou outra coisa urgentíssima, não faço mais nada depois das 14:00. Não trarei mais processos para ler em casa. Ou alguém acredita que o juiz pega um processo volumoso no horário de expediente e consegue sentenciá-lo sendo a toda hora interrompido, seja por funcionário, parte ou advogado em busca de atendimento? Isso sem contar que nesse mesmo período tem inúmeras outras atribuições, como responder 1001 ofícios de tribunais, ensinar servidor desqualificado cedido de prefeitura etc. Já desenvolvi gastrite, aumento de peso, colesterol (mesmo com dieta rigorosa), por conta da falta de tempo para comer e para exercitar-me. Será que um pouco de qualidade de vida não interfere na produtividade do trabalho. Toda empresa de porte e bem sucedida busca dar a maior flexibilidade possível aos seus funcionários e o que se tem descoberto é que a produtividade e a criatividade são maiores.
Já precisei faltar varias sextas- feiras para poder ir ao médico, levar a mulher ao médico, cuidar de um problema pessoal ou profissional perante o tribunal etc, mas nesses anos todos, isso nunca deixou de ser sobejamente compensado pelo tempo extra que dedico, de no mínimo o dobro.
Quando eu passar a trabalhar só até as 14h, se eu conseguir, porque senso de dever é muitas vezes uma coisa terrível, vamos ver se minha produção vai ser a mesma! Chego até a achar engraçado, pois não será mesmo!
Era o que eu precisava de estímulo para saber que minha dedicação só me prejudica e que preciso pensar mais em mim mesmo! O foco da OAB está inteiramente equivocado. Mas não posso deixar de agradecer por isso ter acontecido. É o que minha mulher sempre diz: não importa o que você faça, seu trabalho jamais será reconhecido nem ninguém será grato por ele. Sempre haverá mais cobrança, você morre e outro toma o seu lugar e a vida segue normalmente. Só quem perde é você! Como sempre, ela está certa!

Anônimo disse...

A simples verificação de que num determinado dia o juiz não estava na comarca e fazer disso uma polêmica é algo simplório. Há que se verificar primeiro se isso é uma prática reiterada do juiz. Segundo, há que se verificar qual a produtividade desse magistrado e compará-la com a de juizes que estão na comarca todos os dias e cumprem o horário de expediente direitinho. Terceiro, análisar quantidade de audiências e atendimentos a partes e advogados feito pelo magistrado durante o horário de expediente.

Anônimo disse...

A partir de agora só vou trabalhar dentro do horário de expediente que é de 08 ás 14:00. Se os advogados de fora da cidade chegarem depois do expediente, vao ter que aguardar para o outro dia, a não ser que seja algo realmente urgente. Segundo: advogado que chega atrasado à audiência, agora vai se dar mal. Pois, por incrivel que pareça, eu geralmente nao consigo comecar as audiências na hora por conta dos advogados que vêm de Belém. Agora, não chegou, sendo imprescindível para a realização da audiência, dou tolerância (vejam como ainad sou bonzinho) de 5min e depois disso remarco de acordo com a pauta. Afinal, tenho que cumprir horário! E não posso deixar de cumprir meus afazeres por conta de advogado atrqasado. O detalhe é que os atrados nunca são menore que vinte minutos. Estão mal acostumados. Ah, mas que vai haver choro e ranger de dentes, vai!!

Anônimo disse...

Esse presidente da OAB está metendo os pés pelas mãos. Quer mostrar trabalho e resoleveu causar sensação. Pois bem, vamos apenas ser rígidos com os advogados e nao vamos deixar passar nada. Acho que ós juizes erram quando fazem vista grossa às inumeras falhas dos mal qualificados advogados que têm de aturar todo santo dia. Alguns mal sabendo escrever, o que seria motivo para representação junto à OAB.
Parabéns ao Presidente da Amepa que se portou dignamente, enquanto o outro foi ao debate ATRASADO e com animus barracandi! kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Na verdade houve uma precipitação desse "Presidente" da OAB/PA, na verdade a informação foi vinculada para midia visando autopromoção. Basta ver o caso daquele juiz que está respondendo por três Comarcas ao mesmo tempo (meu caso), na segunda-feira dia 22 ele colocou no jornal que o juiz da minha Comarca que vou chamar de "A" não foi trabalhar, colocou que na comarca "B" que estou respondendo o juiz não foi trabalhar e no final colocou que na Comarca C o juiz foi trabalhar, porque não mencionou que nessas três Comarca era o mesmo Juiz. Se ele conhece a mágica de uma pessoa estar em três lugares ao mesmo tempo que nos ensine. Na verdade ele quer ganhar prestigio isolado. Eu vou processar a OAB porque seu presidente vinculou que o juiz da Comarca que eu sou titular nào foi trabalhar, mas como já disse estava trabalhando na Comarca vizinha, e, essa informação ele não diz em momento nenhum, mesmo tendo total conhecimento disso. É um hipocrita. A OAB/PA pagará caro pela idiotice de seu presidente indenizando aos magistrados trabalhadores que ele ofendeu...

Anônimo disse...

Dispensavel essa "blitz" da OAB, alias, do Dr. Jarbas, pois acredito que ele não esta representando os interesses dos advogados, mas de seu proprio ego. Se a intenção fosse mesmo de contribuir para o engrandecimento da prestação jurisdicional, teria feito algo de forma direcionada, com nomes dos magistrados faltosos, reais prejuizos que a Vara ou Comarca estivessem sofrendo e, o mais importante, teria representado para as Corregedorias do TJE e quiça do CNJ, estes sim, orgãos competentes para apurarem faltas funcionais de magistrados. Mas não, preferiu ir para a midia, pois isso da retorno mais imediato para o fim de promoção pessoal. O que mais causou repulsa a essa atitude tomada de afogadilho foi a generalização, como se todos os juizes fossem desidiosos e irresponsaveis em suas atividades, sem qualquer criterio. Uma pena que a grande massa não entenda essas sutilezas de disputa de poder e autopromoção, mas os atores dessa peça, ou seja, juizes e advogados, sabem muito bem o que esta por tras disso tudo, pelo menos eles tem juizo critico. Os juizes de saberem que podem cobrar na justiça os danos morais sofridos e os advogados de saberem que em caso de condenação da OAB quem vai ter que arcar com os custos são eles, os mantenedores dos cofres daquela entidade.