sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CTBel apreende ônibus com placa fria

No AMAZÔNIA:

Um ônibus da empresa Transporte São Luiz, que faz a linha Canudos/Praça Amazonas, foi apreendido por volta das 10h de ontem por três fiscais da Companhia de Trânsito de Belém (CTBel) que faziam fiscalização de rotina no final da linha. De prefixo AM-32312 e placa JUL 6130, o ônibus foi guinchado até o pátio do órgão, onde permanece retido por circular com uma placa de 1996, sendo zero quilômetro.
Durante a fiscalização, os funcionários da CTBel pediram aos motoristas dos ônibus estacionados no final da linha que apresentassem os documentos. Ao fazer a verificação no mais novo deles, o JUL 6130, um dos fiscais constatou a irregularidade, pois o fato de ter sido fabricado há 14 anos e ser novo em folha despertou ainda mais a atenção dos fiscais.
Uma consulta resumida feita no site do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) confirmou a informação. Na pesquisa, o ano de fabricação informada no documento do ônibus consta como 1996 e mostra que o licenciamento referente a essa placa foi pago no dia 14 de abril de 2009. Ou seja, a placa é de um outro veículo e não de um zero.
Além do ônibus apreendido ontem, outros quatro pertencentes à mesma empresa e igualmente zero, e fabricados em 1996, conforme pesquisa na internet, reforçam a hipótese de que se trata de placas clonadas. As placas desses veículos são JUH 8510, JUH 8500, JUH 8530 e JTO 1876. Todos estão circulando normalmente pela cidade.
Procurado pela reportagem, o proprietário da Transporte São Luiz, Luiz Pereira da Silva, não foi encontrado para esclarecer a situação dos cinco ônibus que estariam irregulares. Um funcionário da empresa que identificou como Silvio Garcia disse que não tinha conhecimento da apreensão ou das prováveis irregularidades nos veículos da empresa.

Nenhum comentário: