Do leitor Gilmar, sobre a postagem O trânsito que a CTBel dirige desastradamente:
Em Belém, há três grandes problemas no trânsito.
O primeiro é que não há coragem de se regulamentar o horário em que caminhões e afins possam transitar dentro de nossa cidade.
O segundo é que não há guardas da CTBel e da GMBel dispostos a trabalhar e apenas para multarem, e por último, desculpem-me, nós motoristas.
O sinal abre e o motorista perde muito tempo para sair com seu veículo. É uma lentidão só. Existem condutores que parece estarem primeiro penteando o cabelo ou refazendo a maquiagem para depois sair.
Outro fato interessante: Belém, a meu ver, é a única cidade que engarrafa o trânsito em uma rotatória.
Quer comprovar? Passe na Pedro Álvares Cabral com a Júlio César.
6 comentários:
Lúcio Flávio Pinto fala sobre violência na Amazônia, eleições 2010 e sobre Belém no limiar dos 400 anos. No Jogo do Poder Amazônia.Hoje, 10 da noite,na TVM canal 17. Não dá pra perder. Atenção poster, vê se repercute, porque o programa tá quente.
ESte cidadão é um daqueles que nem o semáfaro ficou verde já está buzinando.
Desculpe-me, Anônimo das 17:46, o Gilmar tem razão, sim. O motorista, em Belém, precisa ser mais serelep. Já fomos bem piores mas estamos evoluíndo à medida em que Belém vai assumindo os ares de cidade de grande porte.A propósito,merecem elogios as senhoras que estão atuando como taxistas. Já fui atendido por algumas delas (da Cooperdoca) que me surpreenderam pela segurança e agilidade com que conduzem as suas máquinas.
Voltando às críticas do Gilmar, quero acrescentar mais um poderoso fator de conturbação do trânsito em Belém:os engarrafamentos que se formam nos cruzamentos das avenidas mais movimentadas, exatamente nas horas de pique. Responsáveis? Nós motoristas que só respeitamos o semáfore se nenhom agente da CtBel está por perto. Como eles estão sempre longe, sempre indispostos para o trabalho que não seja a aplicação de multas, o congestionamento embaixo dos semáfores se tornam uma rotina
Concordo com o comentário do colega. O SINAL TA VERDE É PRA ANDAR! Vocês vem me falar que só demoram 5s-10s pra andar, mas pensem bem, na Dr. Freitas com Duque o sinal fica aberto míseros 20s, se o 1º carro da fila demora 5s pra sair do lugar, já se vai 25% do tempo do sinal aberto, e olha que lá o sinal é de 4 tempos!
Quanto as rotatórias a culpa é toda dos motoristas burros, que querem "entrar e sair" da rotatória no PRIMEIRO CENTÍMETRO DISPONÍVEL, fica todo mundo parado em fila e 100m de pista pra frente TOTALMENTE LIVRES
"Um nanosegundo é o tempo que leva do sinal abrir para o idiota do carro de trás começar a buzinar."
Mas isso não se aplica quando a "paca" do trânsito passa mais de 10 segundos pra engatar a primeira marcha e sair do lugar. Um tempo desse, como no semáfora da Duque com Dr. Freitas, em frente ao Hangar, é preciosissimo em determinados horários em que o verde dura apenas 15 segundos.
Concordo até que a lentidão de motoristas ao abrir o sinal possa colaborar com os engarrafamentos.
Agora, creio que existem maus hábitos de motoristas que implicam em maiores problemas para o trânsito, tais como:
a) "fila dupla", tanto a que se faz nas portas de colégios, como bem denunciado por este blog cotidianamente, como aquelas que o motorista faz quando espera alguém na frente de prédios, quando se aguarda alguém em uma loja etc. Esta fila dupla, que o motorista faz "pra facilitar" sua vida, prejudica e muito o tráfego para outras centenas de motoristas, que sofrem uma lentidão ao passar naquele trecho. Creio que este mau hábito é tão institucionalizado que poucos percebem o prejuízo que isso traz a fluidez do trânsito.
b) o "fechamento de cruzamentos". Ou seja, aquele(s) motorista(s) que tentam passar mesmo sabendo que não conseguirão, já que o sinal fechará. Assim, este mau hábito prejudica principalmente nos grandes corredores de tráfego, já que impede a passagem de outros carros quando abre o outro sinal. Mais um hábito arraigado e de difícil solução. Quando se buzina para o motorista parado no meio do cruzamente, muitas vezes ele ainda faz sinal mostrando que os carros da frente dele estão parados.
Para se tentar solucionar ou amenizar tais problemas, só com educação do trânsito, que pode ser a institucionalizada (CTBEL, DETRAN), já que uma parte dos seus recursos são destinados por lei para a educação no trânsito. Porém, creio que os meios de comunicação também possam colaborar com isto, tanto os jornais diários como as televisões, sites e blogs (como este, o Belenambulo etc.) tentam passar a nova cultura de respeito no trânsito para a sua melhor fluidez.
Nada mais eficiente do que a coerção social para inibir aqueles que violam uma regra que, além de ser de trânsito, é também de convivência. Quem pratica um ato irregular no trânsito tem que se sentir inibido pela coletividade.
Há muitos já vivemos em uma cidade com o tráfego mais intenso do que o suportado por nossas vias, principalmente no centro, já que não há espaço para grandes obras de engenharia.
Assim, nos resta a educação para o trânsito e a presença de guardas de trânsito para punir aqueles que insistirem em desobedecer.
Alan Mansur
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