sábado, 18 de julho de 2009

S.O.S. para Jhonny Yguison

Jhonny Yguison Miranda da Silva precisa de ajuda com urgência.
Jhonny trabalhava como flanelinha em Belém, limpando pára-brisas de automóveis.
No dia 20 de novembro de 2001, com apenas 12 anos, foi atingido com uma bala de arma de fogo pelo então policial militar Darlan Carlos Silva Barros.
A bala lhe causou-lhe um enorme estrago. Entrou por um de seus braços e tirou-lhe um rim, o baço e um pedaço do fígado, tornando-o definitivamente paraplégico.
Além de paralisado da cintura para baixo, Jhonny usa sondas para fazer suas necessidades fisiológicas.
Por ficar grande parte deitado em uma cama, ele contrai feridas no corpo, as chamadas escaras. E precisa usar fraudas.
A família de Jhonny Yguison entrou com uma ação de indenização por danos materiais e morais contra o Estado do Pará, para que este fosse obrigado a fornecer assistência médica e indenização ao ex-flanelinha, já que o criminoso era policial militar.
A Justiça paraense concedeu medida liminar, em 2002, obrigando o Estado a prestar toda assistência médica.
Em 2008, o Estado fez um acordo judicial com Jhonny: pagaria, neste ano de 2009, o valor de R$ 200 mil de indenização e forneceria efetivamente o tratamento médico.
Porém, o tratamento sempre foi precário.
Desde a semana passada, Jhonny tem apresentado problemas. E desde ontem não consegue urinar, sente febre e vomita.
A família dele tenta contato com representantes da Saúde do Estado, mas não consegue. O caso pode se agravar, já que Jhonny possui apenas um rim.
Se alguém puder ajudar, tem que ser agora!
Pode ligar para 3287-2214.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Paulo Bemerguy,

Em nome da família do Jhonny, agradeço a divulgação.
De fato Jhonny passou mal. Com apenas um rim (já que outro foi dilacerado pela bala)ele começou a sentir febre e impossibilidade de urinar através da sonda que usa desde o crime. Com isso, a urina estava se acumulando em seu corpo.
Com medo e sem ser atendido o pai de jhonny pegou um taxi e o levou ao hospital Ophir Loyola, onde já foi paciente.
Chegando nesse hospital, inicialmente foi rejeitado, mas, logo em seguida, atendido e internado, já que diagnosticado infecção urinária e pedra no rim, necessitando ser operado.
A vida de Jhonny tem sido assim, infelizmente.

Aproveito para informar que na próxima terça-feira (21), a partir da 10hs, no TJE (Almirante Barroso), ocorrerá o julgamento do Recurso impetrado pela família de Jhonny contra a decisão proferida pelo Juiz Ronaldo Valle, que resolveu desclassificar a denúncia contra o ex-policial DARLAN BARROS que o atingiu, de TENTATIVA DE HOMICÍDIO para LESÃO CORPORAL DE NATUREZA GRAVE. O recurso visa, portanto, o retorno da denúncia de tentativa de homicídio, para que o ex-policial seja julgado pelo Tribunal do Juri.

abs.

walmir brelaz

Poster disse...

Não há de quê, amigo.
Graças a Deus que o Jhonny foi atendido.
Abs.

Anônimo disse...

obrigado pelo apoio agradesso atodos mas emfelismente vou vota a fasse mas uma sirugea no rin novamente por calculo renas para elimina o macimo de calculo do rin e de pois talves outra para limina todos oscalculos do rin