quarta-feira, 22 de julho de 2009

Alunos do IFPA chegam hoje

No AMAZÔNIA:

Os 22 estudantes que teriam apresentado os sintomas da gripe suína em Feira de Santana (BA), na madrugada da última segunda-feira e foram atendidos no Hospital Geral Clériston Andrade, chegam hoje a Belém. Eles fazem parte do grupo de 70 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), ex-Cefet, que participava na Bahia de um evento esportivo. A notícia de que os 22 estudantes teriam contraído o H1N1 durante a viagem foi divulgada ontem. Porém, segundo a assessoria de imprensa do instituto, tudo não passou de distorção de informações, já que os 22 estudantes teriam tido apenas problemas estomacais.
Ainda conforme informou a assessoria, apenas três estudantes passaram mal. Entre os sintomas apresentados por eles, estavam dores no corpo e febre baixa. Ainda assim, os alunos receberam atendimenrto médico e chegaram a fazer o teste que diagnostica o H1N1. Depois dos exames e mesmo sem ter o laudo, o grupo saiu da Bahia com destino a Belém. Ao chegar no Piauí, os responsáveis pelos estudantes entraram em contato com a Secretaria de Saúde Estadual, em Feira de Santana, que informou o resultado negativo para a Influenza A.
Os alunos pararam em Feira de Santana para passar a noite no Centro de Ensino Tecnológico da Bahia (Ceteb), como explicou o diretor do Ceteb, Claudenir Moreira Machado. 'No momento de acomodá-los no alojamento, os professores identificaram que alguns alunos estavam com gripe forte e febre. Então, resolvemos levá-los ao hospital aqui da cidade'.
Machado contou que eles receberam autorização para seguir viagem. A Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana informou que orientou todos os estudantes sobre maneiras para evitar a contaminação e distribuiu máscaras para que usem durante a viagem. O órgão está monitorando os estudantes no retorno até Belém, mantendo contato por telefone e também notificou as cidades por onde eles passaram durante toda a viagem.
Casos - Até ontem, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) confirmou 33 infectados pelo H1N1, transmissor da gripe suína no Pará. Segundo o órgão, 72 casos estão em acompanhamento e 35 foram descartados. Quatro casos suspeitos aguardam resultado laboratorial a ser atestado pelo Instituto Evandro Chagas.
Liderando a lista dos Estados da região Norte com o maior número de casos de infecção pelo vírus, o Pará teve o primeiro caso confirmado no dia 25 de junho. Hoje, a Sespa deve divulgar um boletim atualizado com as novas estatísticas da Influenza A no estado.

Nenhum comentário: