terça-feira, 7 de abril de 2009

Padres de Belém se preparam a Páscoa

No AMAZÔNIA:

Padres de todas as igrejas de Belém se reuniram na manhã de ontem, na igreja das Mercês, no centro comercial de Belém. O encontro marca a preparação espiritual dos sacerdotes para a Páscoa. A reunião é feita todos os anos durante os preparativos para a Semana Santa. O arcebispo de Belém, dom Orani João Tempesta, participou do ato católico.
Segundo ele, o encontro é voltado para o debate espiritual dos padres, que relatam as experiências vividas durante o sacerdócio. 'Essa reunião é o momento de reflexão espiritual, pois a celebração anual dessa Festa, após os 40 dias de penitência, é o renascer da esperança e a certeza de que o mundo novo vai sendo construído', declarou dom Orani, que destacou a importância do Tríduo Pascal. 'Nestes dias os sinais de nossa vida de fé e que celebramos a cada Eucaristia: Ceia Pascal, Paixão e Morte do Senhor, Ressurreição, é a Páscoa continuada no ano litúrgico. Com a luz pascal nós também olhamos todos os nossos passos e nossas vidas. Aquele que venceu a morte na cruz e está hoje ressuscitado também nos quer ressuscitados. Por isso, a Páscoa é o reacender da esperança no mundo novo', comentou o arcebispo.
'Temos que pensar no sentido que a Páscoa dá para nossas vidas nesta época. Isso não é uma mera repetição de leituras ou de celebração', completou dom Orani. O encontro foi marcado por relatos de experiências dos padres, que contaram testemunhos de fé e amor a Deus.
A programação da Semana Santa, que começou com a procissão de Ramos, prossegue durante toda esta semana. Na próxima quinta-feira, será celebrada a Missa do Lava-pés, na sexta-feira é realizado o momento da celebração da Paixão de Cristo, com a Via-Sacra. No sábado haverá a vigília pascal e no domingo a programação é encerrada com a celebração festiva da Páscoa.

Nenhum comentário: