terça-feira, 7 de abril de 2009

Clima de despedida de Dom Orani em missa

No AMAZÔNIA:

A noite de ontem foi marcada pelo clima de despedida para os católicos e funcionários da Arquidiocese de Belém, que assistiram à missa celebrada pelo ex-arcebispo da cidade, dom Orani João Tempesta, às 19 horas, na capela da escola Berço de Belém. Entre os presentes, estavam as instituições Cúria Metropolitana, Residência Episcopal, Centro de Cultura e Formação Cristã, Coselho Administrativo, Fundação Nazaré de Comunicação e demais representantes das pastorais. Durante a celebração, houve várias homenagens, seguidas de um jantar, onde foi reconhecido todo o trabalho de evangelização realizado pelo religioso, que assumirá a Arquidiocese do Rio de Janeiro no próximo dia 19.
Após 4 anos de intenso trabalho e evangelização em Belém, dom Orani Tempesta se despede do povo paraense. Mesmo com missas marcadas durante a semana e até dia 18, as instituições mais próximas ao arcebispo finalizaram a celebração religiosa de ontem com várias homenagens, através de textos e depoimentos, todos tiveram sua vez ao microfone. 'Desde o começo ele se identificou muito com o povo (de Belém). Celebrava a palavra de Deus em todas as comunidades onde existiam o sinal da igreja de Jesus Cristo', afirmou irmã Carmem, que acompanha a missão do arcebispo desde sua posse. Além da irmã, o padre Fabrício Mercone, do Centro de Cultura e Formação Cristã; Édina Fonseca e o professor Nelson Ribeiro, da Cúria Metropolitana, também tiveram a chance de discorrer sobre a união e fraternidade que fizeram parte de sua rotina de trabalho ao longo desses anos. 'Esses quatro anos foram um privilégio', corroborou Édina.
Durante o jantar, no restaurante Pomed’or, em frente à capela, foram lidos vários textos em homenagem ao futuro arcebispo do Rio de Janeiro. O que o considerava como 'pastor da comunicação' foi o mais emocionante para os fiéis presentes, onde foi destacado seu desempenho na ação missionária, na celebração dos sacramentos e no seu papel como pastor que zela e conduz todo o povo a Deus, promovendo a união da Igreja, dos padres e diáconos, com Roma e Vaticano, onde reside a maior autoridade católica, o papa.
Ao longo da programação de ontem e da próxima semana, dom Orani Tempesta despede-se em meio ao clima de saudade, mas acima de tudo de união pelo amor ao trabalho de evangelização.

Nenhum comentário: