No AMAZÔNIA:
A Secretaria de Cultura do Estado (Secult) abriu ontem, para visitação pública, as obras de restauração da igreja da Sé. A iniciativa faz parte do projeto Arte na Obra, que está coordenar também uma oficina de formação de mediadores culturais, de incentivo ao processo de conhecimento popular sobre os pontos históricos da cidade.
A proposta iniciou com a capacitação dos estudantes dos cursos de Arquitetura, Artes Visuais e Turismo, que vão atuar como mediadores culturais durante as visitas monitoradas, exibindo e explicando a obra de restauração da igreja da Sé. Os estudantes já receberam aulas de Noções de Preservação e Restauro, Educação Patrimonial e Circuito Noturno; e na parte prática, que começa hoje, os participantes receberão o público sob a orientação dos ministrantes das aulas teóricas.
A as aula da oficina são gratuitos e, devem atender um número maior de pessoas. 'Neste primeiro momento, estaremos capacitando estudantes que têm conhecimento mais específico, mas a idéia é que alunos do ensino médio também possam participar', disse Myrian Maia, coordenadora do projeto. Já Lélia Fernandes, diretora de patrimônio da Secult, disse que o objetivo do projeto é promover mais conhecimento sobre o acervo patrimonial da capital paraense. 'É muito bom que as pessoas entendam o que está sendo feito com pedaços vivos da história da cidade e do Estado', disse.
A programação da oficina faz parte do programa de Educação Patrimonial denominado de 'O Patrimônio Vivo da Minha Cidade', que orinatas as ações do projeto Arte na Obra que têm outras atividades planejadas para o futuro 'Essa é a primeira de uma série de oficinas e cursos de capacitação que envolverá outros patrimônios históricos da cidade', disse Myrian Maia.
Os interessados em participar da oficina ou em agendar uma visita à Igreja da Sé podem fazer contato pelo número (91) 4009-8710.
Nenhum comentário:
Postar um comentário