No AMAZÔNIA:
Começa esta semana, em Belém, na Praça Waldemar Henrique, a tradicional Feira do Miriti, que deverá atrair cerca de 45 mil pessoas e espera movimentar R$ 220 mil até o final da quadra nazarena. Organizada pelo Sebrae, em parceria com a Associação dos Produtores de Brinquedos e Artesanato em Miriti de Abaetetuba (Asamab), a Feira chega ao oitavo ano consecutivo e visita-la já faz parte da programação do Círio de Nazaré.
Esse ano, mais de 100 famílias, oriundas do município de Abaetetuba, vão expor e comercializar produtos confeccionados com a fibra do miriti, uma palmeira muito comum nas áreas de várzea da Amazônia. A estrutura montada na Praça Waldemar Henrique ocupa uma área de 459 metros quadrados e vai comportar 86 estandes, além de praça de alimentação e ateliê para a realização de oficinas. Segundo o Sebrae, a estrutura física e identificação visual do evento valoriza as diferentes temáticas feitas com a fibra, como o cercado que tem a forma e as cores de uma cobra de miriti.
Até o próximo dia 12, a Feira do Miriti vai mostrar o trabalho de 120 artesãos, promover 120 oficinas de manipulação da fibra e, pelo menos, 10 apresentações culturais. A presença do miriti será marcante também na praça de alimentação, onde serão comercializados pratos feitos com o fruto do miritiseiro, além de comidas típicas dessa época, como a maniçoba e o pato-no-tucupi. Como acontece paralelamente a Feira do Círio, os organizadores estão tentando criar uma conexão entre as duas feiras. A idéia é que o visitante da Feira do Círio viste também a do Miriti e vice-versa.
Para a Asamab, um dos principais objetivos do evento é promover o intercâmbio cultural e comercial entre os artesãos de Abaetetuba e o público que visita a cidade nessa época do ano. As criações retratam o cotidiano do povo ribeirinho da Amazônia e fazem sucesso entre os turistas. Em geral, são cobras, tatus, barcos, dançarinos e canoas, mas também é possível encontrar objetos modernos como móbiles. Os brinquedos, que fazem sucesso em Belém durante o Círio, já são exportados para França, Estados Unidos e Japão.
A Feira do Miriti também já virou opção de lazer para os visitantes, romeiros e turistas durante a programação oficial do Círio de Nazaré, que ficará em atividade durante 15 dia após a realização da procissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário