terça-feira, 7 de outubro de 2008

Círio 2008: belém já vive clima da festa

No AMAZÔNIA:

A diretoria da festa de Nazaré vai apresentar, hoje, o manto que irá revestir a imagem peregrina da Virgem de Nazaré nos eventos oficiais da programação do Círio 2008. Os detalhes da peça, que custou algo em torno de R$ 5 mil, não foram revelados, mas o trabalho foi norteado pelo tema da Campanha da Fraternidade 2008: defesa da vida. Desenhado por Mízar Bonna e produzido pela estilista Enid Almeida, o manto do Círio 2008 já vai substituir o do ano passado e poderá ser visto pelo público na primeira das romarias oficiais da programação deste ano, o Traslado, que acontece às 11 horas da próxima sexta-feira.
A solenidade de apresentação do manto acontecerá às 20 horas, no salão nobre do Santuário Mariano. A cerimônia será presidida pelo arcebispo dom Orani João Tempesta, com a presença de convidados especiais, imprensa e membros da diretoria da Festa de Nazaré. A solenidade faz parte da programação oficial do Círio.
As despesas com a confecção do manto ficaram em torno de R$ 5 mil, e foram pagas por um promesseiro escolhido entre muitos que estão enfileirados para esse fim. Os organizadores, assim, não tem nenhuma despesa com a confecção do manto.
Histórico - Segundo a lenda do achado da imagem da Virgem de Nazaré, a estátua já estava com um manto no momento em que foi encontrada pelo caboclo Plácido. A tradição foi mantida e, ao longo dos anos, a imagem foi ganhando vários outros mantos. Em 1953, a imagem autêntica recebeu um manto bordado a ouro e pedras preciosas, durante o 6º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Belém, ocasião em que recebeu a Coroa Pontifícia.
A confecção dos primeiros mantos é atribuída à irmã Alexandra, da Congregação das Filhas de Sant’Ana, do Colégio Gentil Bittencourt. Ela confeccionava o manto e o promesseiro doava o material. Foi assim até sua morte, em 1973. Depois disso, quem assumiu a missão foi a ex-aluna e ajudante, Esther Paes França. Até 1992, ela já tinha feito 19 mantos. Daí em diante, vários católicos passaram a confeccionar o manto. Até 1998, a doação do manto era guardada em sigilo pela Diretoria da Festa de Nazaré.

Nenhum comentário: