quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Kassab alcança 18 pontos de vantagem sobre Marta

Na FOLHA DE S.PAULO:

A quatro dias da eleição, chega a 18 pontos a vantagem do prefeito Gilberto Kassab (DEM) sobre a adversária Marta Suplicy (PT), revela o Datafolha. Segundo pesquisa realizada ontem e anteontem, Kassab conta com 54% da preferência contra 36% de Marta.
Como 93% dos eleitores afirmam estar "totalmente decididos" sobre seu voto, Kassab está a um passo da reeleição. Lembrando que o prefeito trilha trajetória ascendente, o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, afirma que "é remota a possibilidade de mudança de quadro". E, só uma onda - um "tsunami" - seria capaz de reverter esse cenário.
"Considerando-se a falta de tempo, só algo muito sério, que mobilizasse a opinião pública, poderia mudar esse quadro", afirmou Paulino.
Em comparação à pesquisa anterior, realizada nos dias 16 e 17, Kassab foi de 53% para 54%, enquanto Marta sofreu variação negativa, de 37% para 36%. Com isso, a vantagem de Kassab oscilou de 16 para 18 pontos. A margem de erros é de dois pontos percentuais, tanto para mais como para menos.
Ainda segundo a pesquisa, realizada em parceria com a TV Globo, votos nulos e em branco chegam a 5%. Outros 4% se declaram indecisos.
Kassab tem 60% dos votos válidos contra 40% de Marta. Para o resultado oficial da eleição, a Justiça leva em conta os votos válidos: excluídos brancos, nulos e abstenções. Para o cálculo, o Datafolha excluiu também os indecisos.

Estabilidade
O quadro permanece estável, apesar da estratégia da campanha do PT de desqualificação do gestão Kassab e de associação do prefeito ao malufismo. Segundo a pesquisa, a aprovação do governo Kassab se mantém no mesmo patamar da semana passada, sendo ótimo e bom para 59% dos eleitores. A administração é regular para 26% dos eleitores; 15% a avaliam como "ruim/péssimo".
No início do segundo turno, a campanha de Marta também exibiu peças em que se questionava se Kassab era casado ou tinha filhos. Alvo de críticas, a propaganda foi tirada do ar.
"Nenhuma das estratégias do PT surtiu efeito", disse Paulino.
Hoje, 94% dos eleitores de Marta e de Kassab estão decididos sobre seu voto. Só 6% do eleitorado admite mudar.
O índice dos eleitores de Kassab que conhece o número do candidato é de 82%. O grau de conhecimento é maior entre eleitores de Marta: 90%.
Ainda segundo a pesquisa, Kassab é hoje o herdeiro de maior parte dos votos do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do ex-prefeito Paulo Maluf (PP): 77% dos eleitores de Alckmin declaram voto no prefeito, enquanto 11% optarão por Marta. Alckmin teve 22,48% dos votos.
O prefeito herda também 73% dos eleitores de Maluf. Maluf teve 5,91% dos votos no primeiro turno.
Já a maior parte dos eleitores de Soninha Francine (PPS) - 41% - declara voto em Marta. Kassab conta com 34%.
Da semana passada para cá, Kassab apresentou um crescimento de 11 pontos entre os eleitores de 16 a 24 anos: de 45% para 56%. Marta perdeu nove pontos, caindo para 37%.
Kassab registra variação positiva entre os com renda familiar mensal de até dois mínimos. Nos dias 16 e 17, tinha 41%, contra 48% de Marta. Hoje, com 43%, está tecnicamente empatado com Marta (46%). O prefeito tem larga vantagem entre eleitores com renda acima de 10 mínimos, mas perdeu seis pontos nesse segmento -caiu de 79% para 73%. Nesse estrato, Marta oscilou de 15% para 16%, e os votos brancos e nulos subiram de 5% para 9%.

Nenhum comentário: