sábado, 18 de outubro de 2008

Homenagem de Castanhal deve reunir 200 mil fiéis nas ruas

No AMAZÔNIA:

A Diocese de Castanhal prepara-se para viver as duas mais intensas festas que homenageiam a Virgem de Nazaré. Hoje à noite acontece a Trasladação e, amanhã de manhã, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, já considerada a segunda maior homenagem do povo paraense à sua padroeira, que chega a reunir mais de 200 mil fiéis nas ruas e avenidas da cidade-modelo.
A programação litúrgico-religiosa da festividade, que está em sua 10ª versão, começou no dia 8 de setembro, com os encontros de peregrinação nas seis paróquias do município. A Diocese de Castanhal, a caçula do Regional Norte II, foi criada em 2004, pelo papa João Paulo II. O seu primeiro e atual bispo é dom Carlos Ângelo Verzeletti, ex-bispo auxiliar de Belém.
De acordo com o padre-doutor Raimundo Gabriel, monsenhor e vigário-geral, a festividade nazarena em Castanhal ganha intensidade a cada ano. Em 2007, segundo estimativas da Polícia Militar, 200 devotos participaram da romaria dominical, onde a imagem é conduzida numa réplica da famosa 'Maria Fumaça', símbolo do desenvolvimento do nordeste paraense. O veículo é empurrado por soldados.
A devoção à Santa começou há 10 anos, na Vila do Apeú, quando os fiéis daquela localidade descobriram uma imagem da Virgem de Nazaré que derramava lágrimas de sangue. O fato gerou comoção e motivou a primeira procissão, sob o incentivo do padre Sebastião Fialho, pároco do vilarejo.
O monsenhor revela que a Trasladação, evento de hoje à noite, vai começar às 19 horas, com a imagem sendo conduzida do Santuário Mariano de Apeú até a igreja-matriz de São José, no centro da cidade. O percurso soma 8 quilômetros. O ícone será conduzido num carro da Polícia Rodoviária Federal e será acompanhado por milhares de veículos, mototaxistas e vans. É uma espécie de procissão rodoviária.

Nenhum comentário: