sexta-feira, 25 de julho de 2008

PM emite alerta de preamar em Salinas

No AMAZÔNIA:

A Polícia Militar está emitindo um alerta aos motoristas que costumam ir ao Atalaia, em Salinas, e deixam o carro na praia. O aviso é justificado pelas previsões dos horários da preamar para o último final de semana do mês de julho e pelo costume dos veranistas em permanecerem com veículos na praia, principalmente à tarde. 'Geralmente essas pessoas acordam mais tarde porque saem na noite anterior e chegam à praia justamente neste horário, o que acaba ocasionando os congestionamentos', diz o major Mauro Pedra, da PM.
O militar disse que se o alerta não for o suficiente para conscientizar os veranistas, a PM fechará o acesso dos veículos ao Atalaia assim que for constatado que a praia está lotada. O objetivo será proporcionar uma evacuação menos demorada quando a maré atingir a Preamar. 'É uma medida que garante que os corredores de saída, seja a principal, o Farol Velho ou o Atalho, estejam livres e, com isso, facilite a saída dos veículos’, disse Mauro.
O risco será maior devido ao horário das marés, que coincidirá com o horário de maior movimento na praia. A maré alta em Salinas neste final de semana será às 12h, às 13h e às 14 horas, na sexta, no sábado e no domingo, respectivamente. Visando evitar casos como o ocorrido no último final de semana, quando motoristas passaram quase uma hora tentando retirar um veículo que ficou atolado na praia, a polícia alerta para que os veranistas escolham outro horário para ir à praia. 'O ideal, principalmente para quem vai com criança, é ir logo cedo, entre 8 e 9 horas e sair logo que perceber que a maré está se aproximando. Isso evita o congestionamento e diminui as chances de um novo caso como o do final de semana passado', explicou o major.
Segundo o major, nos finais de semanas de julho o congestionamento na ida para o Atalaia aumenta a cada ano na PA-444, via de acesso à praia. Recentemente, foi registrado um engarrafamento de mais de cinco quilômetros na rodovia. Para evitar o congestionamento e incidentes na área, cerca de 50 agentes das Polícias Civil e Militar, do Departamento Estadual de Trânsito e homens do Corpo de Bombeiros estarão de prontidão desde as primeiras horas da manhã nos três dias do final de semana, orientando os motoristas e banhistas na praia.
Apesar da maré alta, a previsão do tempo para quem quer aproveitar o último final de semana do mês das férias nas praias é bem animadora. Segundo o 2° Distrito de Meteorologia, quem for para Mosqueiro, Cotijuba, Outeiro ou Salinópolis encontrará um céu de pouquíssimas nuvens, com muito sol ao longo do dia. A temperatura deverá girar em torno de 35°.
Em Santarém, cidade do oeste do Pará localizada a 30 quilômetros de Alter do Chão, a previsão é de que o céu permaneça limpo, sem nuvens, com muitas horas de sol forte e sem chuva. A temperatura máxima poderá ultrapassar os 35°. Vale avisar a quem vai para Salinas sobre a possibilidade de que ocorram pequenas pancadas de chuva de curta duração pela parte da noite, o que já não é surpresa para os freqüentadores do balneário.

Mais aqui.

Nenhum comentário: