quinta-feira, 31 de julho de 2008

“Capitalismo senzaleiro” e “socialismo igualitário”

De dois Anônimos, confrontando-se sobre a postagem Em defesa do MST, em defesa dos sem-terra:

-----------------------------------

Mas sempre tem membros das elites senzaleiras que querem porque querem criminalizar o MST por invadir "propriedades privadas" que, garantem, são legítimas e legalizadas, isso porque foram legitimamente tomadas na base da pistolagem e legalizadas na base da grilagem (o secular uso de grilos nas gavetas para envelhecer documentos). É um tipo de defesa que se vê com freqüência nos comentários deste blog. Quando alguém contesta essa "legitimidade e legalidade" é acusado de esquerdismo ultrapassado, porque os comentaristas estão certos que a única coisa que não está e nunca estará ultrapassada é o privilégio da elite senzaleira.

-----------------------------------

Mas, será que existe alguma sociedade onde movimentos , que a muito deixaram de ser sociais para ser político-agitadores, possam invadir e saquear imóveis públicos e/ou privados sem ser "incomodados" pela lei e pela justiça?
Qual seria essa sociedade onde o direito dos tais "cidadãos de segunda(?) classe" se sobrepõem aos direitos dos demais?
Se existisse, não seria essa uma sociedade injusta e discriminatória também?
Enfim, será que existe, ao invés de "capitalismo senzaleiro", um "socialismo (ou comunismo) igualitário", na Coréia do Norte?
Na China? Em Miamar?
Ah, quem sabe não é em Cuba?!

2 comentários:

Anônimo disse...

O segundo comentário dá toda razão à socióloga. O comentarista senzaleiro, à falta de argumentos, descarrega sua ignorância com a Coréia do Norte, a China, Mianmar e Cuba e confirma que, para ele, quem não for da elite deve mesmo permanecer na senzala e que movimentos sociais jamais devem ser políticos(?!!!).

Anônimo disse...

No dia em que o anônimo 13:09, mesmo sem ser "elite", tiver o seu cantinho de fim-de-semana invadido e ocupado pelos tadinhos dos integrantes do mst ou de outros "ms" seja lá o que, vai repensar a sua posição "romântica" sobre propriedade.
Ou vai dividir irmanamente com eles?
Sei não.
No dos outros é refresco...
O sonho acabou, não lhe avisarm?