Na FOLHA DE S.PAULO:
Para evitar o naufrágio do negócio com a Anglo American, o empresário Eike Batista ofereceu pagar uma indenização do próprio bolso para cobrir qualquer prejuízo eventual que a mineradora anglo-sul-africana tenha, em razão da investigação da Polícia Federal sobre as atividades da MMX no Amapá.
Em janeiro deste ano, a Anglo American anunciou um acordo para a aquisição de 51% da MMX Minas-Rio -já controlava os 49% restantes- e 70% da MMX Amapá por US$ 5,5 bilhões, mas a transação não foi concluída até agora. O negócio seria fechado no mês passado, mas foi postergado depois que a Operação Toque de Midas, da Polícia Federal, apontou supostas irregularidades da MMX no processo de licitação de uma ferrovia no Amapá.
Ontem, a MMX divulgou fato relevante para comunicar o entendimento sobre a indenização e anunciar que o negócio será fechado no dia 5 de agosto. O valor da indenização, porém, não foi revelado -dependerá do resultado da investigação e dos desdobramentos na Justiça. "Em relação ao processo de investigação ora em andamento, Eike Batista ofereceu uma indenização pessoal, que cobrirá qualquer prejuízo eventual que possa vir a ser incorrido pela Anglo American como resultado da referida investigação", diz o texto do fato relevante.
Conforme a Folha revelou, a Anglo American havia condicionado a conclusão do negócio aos desdobramentos da investigação. Em resposta à indagação da reportagem do jornal sobre a possível desistência da aquisição, a mineradora informou que iria "tomar suas decisões sobre as condições pendentes e seus respectivos direitos e obrigações previstos nos contratos à medida que as informações sobre a investigação ficassem disponíveis".
Depois de Batista propor a indenização, a empresa aceitou fechar o negócio. "Estou muito satisfeita em constatar que estamos prontos para prosseguir com a transação, em benefício de todos", disse, em nota, Cynthia Carrol, presidente da Anglo American. A mina no Amapá já está em fase inicial de produção e conta com a ferrovia para escoar o minério, pelo porto de Santana. Os projetos em Minas Gerais ainda estão em fase de desenvolvimento.
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