quarta-feira, 26 de março de 2008

Capitã: "A condição da PM é de humilhada, escravizada"

De uma capitã da PM, que não se identifica por óbvias razões, sobre o post Por que o tratamento diferenciado e humilhante na PM?

Sou capitã da PM e falo com conhecimento de causa...Somos adestrados a não questionarmos o que nos é imposto. Temos medo de sermos presos, pois o que nossos filhos vão pensar? Afora isso, não temos o apoio da grande massa da sociedade que prefere discutir a condição desumana dos presídios, onde mesmo havendo estuprador, latrocida, traficante, homicida, em detrimento da condição da PM humilhada, escravizada.
Em realidade a situação dos presos se assemelha à situação dos policiais militares, pois ambos não tem seus direitos respeitados, vivem em condições sub humanas, estão sujeitos a toda sorte de acontecimentos, contudo os policiais hoje encontram-se em situação ainda pior, pois os presos, bem ou mal, tem comida para comer e não precisam trabalhar para que esta lhe seja garantida, tem onde dormir e também não precisam trabalhar para que a dormida lhe seja garantida, tem direito a banho de sol, visita intima e mais uma série de regalias que os policiais militares do Estado do Pará não tem...
Se não trabalharmos, não comemos, dormimos de baixo da ponte e além disso, estamos mais expostos a atos de violência que o cidadão comum em virtude de nossa condição. Não bastasse isso, me deparo com estas denúncias no blog, provavelmente de algum corajoso que enfim teve coragem de protestar, ainda que correndo riscos, sérios riscos de retaliação, inclusive prisão, caso seja ele descoberto. Na realidade esta denúncia é o martírio de alguns poucos que ganham com o retardamento e muitas vezes a falta do pagamento das diárias e a redenção de muitos que sonharam com este dia em que alguém teria coragem de denunciar esta situação.
Torço para que este assunto não morra aqui, que toque a sociedade, para que ela, junto conosco possa discutir uma solução para o trabalho escravo que hoje se impõe na PM.
Seria bom que a OAB, o MP e outros órgãos fossem instados a se manifestar sobre o assunto para desmistificar de uma vez por todas essa situação e saber se é regular o que estão fazendo com a PM hoje, embora não seja muito diferente do passado, porém bem pior...
Capitã (prefiro não divulgar meu nome para não sofrer retaliações)

Nenhum comentário: