segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Ministro favorece seu Estado com portos fluviais

Na FOLHA DE S.PAULO:

Senador licenciado, ex-prefeito de Manaus e nome forte para concorrer ao governo do Amazonas em 2010, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), incluiu entre os projetos de sua pasta para este ano a construção de novos 49 portos fluviais em seu Estado, quase um para cada município.
O projeto de Orçamento de 2008 em tramitação no Congresso prevê 60 "terminais fluviais" (portos) para o país, o que significa que o Amazonas terá 81,6% destas obras. Estima-se que o Estado responda por cerca de um terço da extensão dos rios navegáveis do Brasil, que é de 28 mil quilômetros no total -não há números precisos.
Os portos fluviais beneficiarão 47 municípios de um total de 62 do Estado (duas cidades terão dois portos cada). Todos devem estar prontos e inaugurados até o final do ano que vem. Antes, portanto, da campanha eleitoral.
Num distante segundo lugar, o Pará tem 10 portos fluviais incluídos no Orçamento. Há ainda um solitário porto para Rondônia, em Porto Velho.
Os outros Estados amazônicos (Amapá, Roraima e Acre), igualmente dependentes dos rios para transporte, ficarão este ano sem investimento na construção de portos fluviais.
Também não há obras previstas para as outras bacias navegáveis do país: Paraguai (MT, MS e PR), Nordeste (MA e PI), São Francisco (MG, BA, PE e SE), Tietê/Paraná (SP, PR e SC), e Sul/Uruguai (SC e RS).
O Ministério dos Transportes afirmou, em nota, que não há relação entre o privilégio dado ao Amazonas e os projetos políticos de Nascimento.


Mais aqui.

Nenhum comentário: