terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Os dois lados da mesma moeda

Dois comentários sobre o post Os advogados precisam orientar os camelôs mostram os dois lados da moeda:

Do leitor Fábio Paixão:

As ações tomadas pelo Prefeito Duciomar lembram muito as estratégias definida em "O Príncipe" de Maquiavel.
Isso fica bem evidente quando manda quebrar todas as calçadas da Presidente Vargas para bloquear o acesso dos trabalhadores, visto que a determinação judicial fala apenas na frente dos correios, até pq não seria competência federal legislar sobre jurisdição local.
Ainda mais que o IPHAN não autorizou o Prefeito a realizar obras em área de preservação de prédio histórico... (ai sim é falta de orientação jurídica)
As ações iniciais de Duciomar caminhavam para um processo de diálogo, quando transferiu os trabalhadores da Assis de Vasconcelos criando o Restaurante Popula.
Mas de fato mudou de estratégia e acaba por mostrar-se uma pessoa sem memória histórica, fazendo retornar um modelo de "rapa" matrix.
Contudo, existe de fato solução para mediar o conflito e ela passa por dialogar intensamente com os trabalhadores na discussão do projeto da Palmeira, em formato de mini-lojas, além do terreno do Basa que já está de volta ao domínio da PMB.
Vc lembra muito bem dos conflitos da década de 80 e início de 90... Não há mais espaço para conflitos e somente um governo contraditório pensa desta forma.
Ninguém em raciocínio perfeito concorda com a ocupação de vias públicas por barracas. Mas, não se pode tratar pessoas como objetos que vc desloca delá prá cá sem garantir a sustentabilidade econômica e infra-estrutura física.


---------------------------------------------

De um Anônimo, que respondeu ao Fábio:

Sustentabilidade econômica e infra-estrutura física???!!
Ei, Paixão, sabias que tem um montão de barracas que são de um só dono, abastado, e que são sub-locadas?
Queria ver se fosse na vossa respeitável calçada...gostarias?Com todo o respeito.

4 comentários:

Anônimo disse...

A ocupação dos espaços públicos é tão danosa quanto a política que se utiliza para remediá-la. Não vai ser com violência que trataremos uma questão diretamente ligada ao campo do desemprego e do descaso social.
Como todo produto de mazelas oriundas da consepção de mercado que nosso país foi induzido a aceitar, o desmpregado deve ser tratado com ferramentas adequadas pelo poder público: espaço físico; qualificação; fomento financeiro.
Mas vc anônimo das 10:40 tem o direito democrático de discordar, graças a deus!!!

Fábio Paixão

Anônimo disse...

Fábio,
Suas colocações são pertinentes. Violências nunca levam a lugar algum.
Quanto à questão do emprego, observe uma coisa.
Camelôs são os reis da pirataria. E pirataria, meu amigo, também tem tirado milhares de empregos, eis que empresas empresas fecha as portas porque não suportam a "concorrência".
Parabéns pela transparência com que você defende suas idéias.
O Espaço Aberto foi criado para isso.
Volte sempre.
Abs.

Anônimo disse...

Os ambulantes da PV possuem todo o direito de reclamar, mas sabiam que estavam em lugar irregular, que sua atividade prejudica e acaba com diversas outras.
Mas, como já relatado por outros, a Avenida já está toda alugada - claro!
Assim como os sem-terras, sempre existe uma cabeça pensante (será?), que se usuflui das desgraças de outros.

Anônimo disse...

Ryan,
Sempre há quem se aproveite. Em todas as situações.
Abs.