sábado, 23 de janeiro de 2010

Jader sobre Puty: “Esses meninos não trocaram as fraldas”

Hehehe.
Depois do pau, a pedrada de volta.
Depois do pau, a paulada em reação.
Lembram-se que o dr. Puty chamou Jader pro pau?
Pois é.
Jader deu o troco.
Puty, no caso, é Sua Excelência Cláudio Puty (na foto, da Agência Pará), chefe da Casa Civil na metade do tempo que lhe resta, pré-candidato a deputado federal na outra metade e blogueiro – porque ninguém é de ferro, é claro - nos pouquíssimos minutos que lhe restam.
Pois foi nestes pouquíssimos minutos que Puty, dia desses, preparou o chicote verbal e deu umas lambadas em Jader.
Justamente em Jader, o Jader Barbalho, presidente do PMDB, deputado federal e, dizque, objeto do desejo do governo Ana Júlia e do PT de um modo geral, que o querem manter como aliado na campanha que vem aí.
O problema é que Ana Júlia e os petistas que cortejam Jader ainda não combinaram com seu russo.
O russo deles, no caso, é Puty, que desancou o Diário do Pará em seu blog e, por tabela, desancou Jader.
Ontem, foi a vez do peemedebista.
Jader armou-se, muniu-se, municiou-se de ironias e esperou chegar a hora de participar do programa Clube de Manhã, apresentado por Nonato Cavalcante na Rádio Clube do Pará, emissora do próprio Jader, ressalte-se.
Nonato Cavalcante, vocês sabem, é aquele que se derrete em cortesias quando entrevista o patrão:
Disse uma vez:
- Dr. Jader, nosso programa tem 83% de audiência. Mas com a sua entrevista, hoje, foi a 100% com certeza.
Jader arrepiou-se de emoção.
Os pelos eriçaram-se.
As sobrancehas (grossas, bastas) retesaram-se.
Jader quase chorou de emoção.
Mas evitou.
Porque se chorasse, Nonato Cavalcante berraria junto com ele.
Mas deixemos isso pra lá...

Um passe na medida certa
O certo é que, lá pelas tantas, Nonato dominou a bola e fez um passe na medida para o entrevistado, lembrando-lhe que hoje se comemoram os 45 anos de Paragominas.
Pronto.
Foi o bastante para Jader matar no peito, baixar no terreno e sair em disparada em direção ao adversário.
O deputado lembrou dos primeiros tempos do município.
Aí, lembrou-se do início de sua própria carreira política.
Recordou de sua trajetória.
Destacou que, como governador, levou energia firme a Paragominas.
E emendou mais ou menos assim:
- Nonato, modéstia à parte, eu conheço o Pará. Eu ajudei a construir este Estado. É isso que incomoda. Agora, veja você, Nonato, tem esses meninos que ainda não trocaram as fraldas, que ainda não trocaram os cueiros, mas querem nos ensinar a fazer política, Nonato.
Na referência a “meninos”, “fraldas” e “cueiros”, todo mundo fez logo a ligação com Puty, que no início da semana desancou Jader.
Mas é possível, claro, que essa associação automática seja completamente equivocada.
É possível que o menino do desabafo de Jader seja outro.
É possível que seja qualquer menino lá do Arroio Chuí ou então um menino qualquer do extremo leste do País.
Agora, pensando bem, pensando melhor, sabe que os fatos e a lógica indicam que Jader estava devolvendo o Puty o que de Puty recebeu?
Pois é.

Por enquanto, empate técnico
A parada está 1 a 1.
Mas provavelmente vai ficar nisso.
Dr. Puty, vocês sabem, é sempre cioso de sua dupla condição de pré-candidato e de articulador político, a função mais nervosa, mais nevrálgica, mais nuclear do governo Ana Júlia.
Está certo, às vezes ele se esquece disso, incorpora inteiramente a sua condição de pré-candidato e se põe, mesmo como articulador político que continua a ser, a dar lambada também em aliados, inclusive nos que são cortejados por todo o resto do próprio PT.
Puty está errado?
Em tese, sim.
Na prática, não.
Pelo menos, não para sua chefa, a governadora Ana Júlia.
Ela, que deveria ver em chicotadas do gênero o resultado de uma incompatibilidade de funções, está como os nefelibatas – sambando e cantando nas nuvens.
Não foi ela quem disse em entrevista ao Diário não ver nada demais na dupla condição que Puty ostenta, porque Dilma Rousseff também é pré-candidata do governo Lula?
Com um amparo desses, com um aval desse calibre, como o que lhe premia a própria governadora, Puty tem mais é que lançar mão do chicote para sentar a pua, para baixar o sarrafo em quem bem entender, não é?
O único risco é levar lambadas de volta.
Embrulhadas – ou amortecidas – por cueiros e fraldas.
Hehehe.

8 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Quer dizer que a grande resposta de Jader foi essa retórica vazia? "Faço política há muito mais tempo que você"? O que torna as pessoas merecedoras de respeito é muito mais do que o tempo. Com essa resposta, Jader mostra apenas falta de educação. E quem sabe uma preocupação com um fato indesmentível até na política: a idade chega para todos e pessoas novam surgem.
Jader ainda vai durar muito e Puty, talvez, não dê nem para a saída. Mas o mundo gira, não gira?

Anônimo disse...

1 X 1 ??? E a lambada que o articulado articulador levou no orçamento municipal? E a lambada que ele vai levar na Assembléia na recusa de autorização dos empréstimos? Se a governadora pensasse, esse rapaz estaria corrigindo provas...

Poster disse...

Gira, Yúdice.
E como!

Poster disse...

Anônimo das 09h56,
O empate, no entender do blog, refere-se apenas às chicotadas verbais.
Puty de uma.
Jader deu outra.
Quanto às articulações, vitórias e derrotas políticas, ai já é outra coisa.
Abs.

Anônimo disse...

Caro PB,
A revanche do Jader tem tudo a ver com o comentário de um anônimo sobre a postagem do dia 20, intitulada "Toma-te! Puty chama Jader para o pau".
Não sei se o anônimo e o Jader combinaram sobre o que pensam dos Putis da vida, ou se o Jader também atua como Anônimo (com certos disfarces, é lógico). Coisa feia Doutor!
Dúvidas à parte, verdade é que o anônimo disse:

"Quando li a postagem dizendo que o Puty quebrara o pau com o Jader, imaginei que o garotinho era macho, mas muito macho mesmo. Logo acessei o link para o site do Puty e... Que decepção, uma bombinha de São João, daquelas que criancinha de menos de um ano de idade estoura entre os dedinhos da mão (sem se machucar) ou deixando cair sobre a calçada.
O Jader deve estar morrendo de rir. Parece até a fábula do elefante e a formiga.
Cuidado Puty. Se o elefante resolver de dar ouvidos, que pena, acabarás esmagado pelas toneladas de matreirices que fazem o JB ser "osso duro de roer". E olha que tu, formiguinha que és, sucumbirás exemplarmente.
Oh, cara, fica na tua! Vai nessa não! Essa história do Davi que matou Golias é mitologia pura. Se não acreditas, lembra-te que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Jamais serás o Davi de outrora, reinando nos dias de hoje.
Você é jovem, inteligente e tem futuro, mas ..., cá prá nos, ainda estás engatinhando. Tens muito que aprender. Não esmoreça, mas, “cuidado com o santo que o andor é de barro". Mira-te no filhote do JB, garotinho como tu, só que, ungido com o DNA do "papito" vai comendo pelas beiras e, logo logo, vai chegar onde quer.
Cuidado, pimpolho. Se o Jader fechar com o asqueroso Dudu, neca neca (como diria o saudoso Jaime Bastos) de reeleição prá Donana; by, by pro teu sonho de ser Federal."

Anônimo disse...

Pô, tô arrasada, esqueceram de perguntar ao Jardi com quem ele está namorando. hehehehe

Anônimo disse...

Toma-te Puty! De novo.

Anônimo disse...

tsc tsc. A ponto chegou o blog dos tucanos.