segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Cerca de 30 mil fazem a festa na Cidade Velha

No AMAZÔNIA:

As ruas de Belém foram tomadas por foliões, que não se intimidaram com a chuva que insistia em cair ontem. A avenida Visconde Doca de Souza Franco, Estação das Docas, Praça do Carmo e avenida Tamandaré foram invadidas por crianças, adultos e idosos que tinham um único objetivo: curtir o carnaval com muita música, animação e, claro, confete e serpentina. Os blocos Jambú do Kaveira e Fofó do Eloi levaram cerca de 30 mil pessoas às ruas da Cidade Velha.
A concentração para a folia começou por volta das 16h. Com um palco montado no início da avenida Tamandaré, em frente a praça do Arsenal, o casal André Lobato, o Kaveira, e Élida Bráz, comandaram a festa do bloco Jambú do Kaveira, que saiu rumo à praça Frei Caetano Brandão, onde está a Igreja da Sé.
Ao som da Furiosa Banda do Jambú do Kaveira, com marchinhas acompanhadas por cada folião, o bloco fez paradinhas estratégicas, para alegria de quem ia atrás, no meio, do lado ou na frente. 'Carnaval é a melhor festa do mundo. E assim, com chuva, amigos e cerveja, tudo é ainda melhor. Belém não fica atrás de nenhuma outra cidade, ao mostrar um carnaval assim, com blocos saindo pelas ruas com toda essa animação', disse o professor de dança Waldir Fernandes.
Kaveira, o comandante da folia, era um dos mais animados. Sem largar o microfone, ele cantava, guiava os foliões e interagia sem parar. 'Isso é o nascimento do verdadeiro carnaval. Fico feliz em trazer de volta o espírito carnavalesco, com responsabilidade ambiental e muita alegria', comemorou André Lobato.
Durante todo o percurso do bloco pelas ruas da Cidade Velha, apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, além de dezenas de seguranças particulares. Tudo para garantir a segurança dos foliões.
Com apoio da Organização Não Governamental (ONG) Apaverde, do Instituto Kaveira e da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), o bloco chegou ao palco montado da avenida Tamandaré por volta das 20h30, quando os foliões curtiram a festa até o final da noite.

Nenhum comentário: