sábado, 30 de janeiro de 2010

Nova orla de Itupanema é inaugurada

A comunidade da praia de Itupanema, no município de Barcarena, viu nesta sexta-feira (29) a parceria entre Poder Público e iniciativa privada dar frutos. Trezentos metros de orla foram entregues totalmente urbanizados, oferecendo uma nova opção de lazer para moradores e turistas. As novas estruturas foram revitalizadas pelo Projeto Orla, da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), com execução da prefeitura de Barcarena. Mas esta parceria só pode ser viabilizada graças ao patrocínio pelo projeto dos Terminais Portuários Fronteira Norte (Terfron), da empresa Rui Túria Serviços Logísticos Ltda. A empresa também decidiu "adotar" a orla e assim garantir a manutenção do espaço revitalizado.
Entre as novas estruturas estão uma área de convivência, com pavimentação da rua à beira rio, passeio público com estrutura de iluminação, bancos, quadras de esportes para vôlei e basquete e aparelhos de ginástica. Além disso, diversos bares que ficavam na praia foram remanejados para o outro lado da pista urbanizada, criando uma bela "janela para o rio". A praia conta agora também com um píer com ponte de 75 metros para atracação de barcos de médio porte, além de uma rampa fluvial para a descida de embarcações. A obra totalizou um investimento de R$ 500 mil em saneamento básico e urbanismo.
Mas a principal melhoria foi a contenção dos taludes para interromper o processo de erosão da praia. Com isso, a faixa de areia foi preservada, prevenindo também o assoreamento do rio. Kleber Menezes, diretor do Projeto Terfron, diz que antes a praia não era frequentada pelas pessoas por falta de estrutura.
A praia de Itupanema foi a primeira do Pará a receber os benefícios do Projeto Orla, da SPU. "Essa obra é importante especialmente pelo exemplo que o projeto TERFRON está demonstrando, ao fazer parte desta parceria com a prefeitura e a SPU", afirma Neuton Miranda, superintendente do Patrimônio da União.
Segundo o Prefeito do município de Barcarena, João Carlos dos Santos, os 300 metros de praia revitalizados representam o primeiro passo para melhorias futuras. "É o fruto de um trabalho em conjunto com diversos parceiros. Estamos trabalhando para gerar empregos, renda e bem estar para a população", conclui.
Para Rodineide Valente, presidente do Centro Comunitário de Itupanema, a inauguração foi um momento especial para a comunidade. "É o começo de um sonho, que é ver toda a nossa praia melhorada", comemora.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Um comentário:

Anônimo disse...

Não esqueça de que, quem mora na comunidade de Itupanema precisa de muito mais que uma orla,pois este projeto já nos traz transtornos, neste espaço que era para ser usado por famílias, está sendo usado por jovens para uso de àlcool e droga, precisamos verificar o impacto social.obrigado