segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Terra Firme tem cinco execuções em um dia

No AMAZÔNIA:

O domingo foi marcado por cinco homicídios com características de acerto de contas no bairro da Terra Firme. As mortes começaram ainda na madrugada. Diego Alcântara Almeida, de 23 anos, foi morto na avenida Gentil Bittencourt, entre as passagens Celso Malcher e Veneza. O crime ocorreu por volta de meia-noite, quando a vítima foi surpreendida pelo assassino um veículo modelo Pálio, de cor branca, que era dirigido por uma mulher.
Segundo testemunhas, um desconhecido que viajava no banco do carona do veículo desceu do carro e disparou vários tiros em Diego. Antes de fazer o primeiro disparo, o autor do crime ainda chamou a vítima pelo nome. 'Foi um crime encomendado, pois ele chamou o rapaz para se certificar de que se tratava realmente da pessoa certa. Em seguida efetuou os disparos, sendo que um dos tiros atingiu a vítima no pescoço', contou um dos familiares da vítima. Um adolescente de 16 anos, que trafegava pelo local no momento dos disparos foi atingido no braço. Os dois foram socorridos por moradores da área e levados ao Pronto-Socorro Municipal do Guamá. Diego já chegou sem vida ao hospital. O adolescente foi medicado e, segundo informações do hospital, passa bem.
Outro homicídio ocorreu na rua São Domingos, na passagem Gabriel Pimenta, onde foram mortos José Ribamar Nascimento Cunha, de 20 anos, e Moisés Melo Carvalho, de 18 anos. Conforme versão de familiares, as vítimas caminhavam pela passagem Gabriel Pimenta, quando foram abordadas por dois desconhecidos, que já se aproximaram atirando. No momento do crime os acusados utilizavam camisas na cabeça para esconder seus rostos. Moisés foi atingido na cabeça e José Ribamar levou vários disparos pelo corpo. Os dois morreram a caminho do Pronto-Socorro Municipal do Guamá.
Já na passagem Liberal com a passagem Santa Luzia a vítima foi Jhonny Saraiva Vergolino, de 22 anos. Ele foi assassinado no momento em que fechava o portão do estabelecimento comercial do tio. Jhonny foi surpreendido por quatro homens, que anunciaram o assalto e, em seguida, efetuaram os disparos. Apesar de a família da vítima ter registrado o crime como assalto, a polícia investiga o envolvimento da vítima com a criminalidade, já que o autor dos dispatos não roubou nada da vítima e nem do estabelecimento comercial.
No final da tarde de ontem, um rapaz foi assassinado na passagem 24 de Dezembro, entre as ruas Celso Malcher e Nossa Senhora das Graças. Everton de Oliveira Gomes foi baleado por volta das 17h30, por desconhecidos, que fugiram.
No local do crime, as informações eram escassas. Familiares e moradores da área, com medo de represálias, preferiam não dizer nada. Segundo a polícia, trata-se de uma área perigosa. Entre os moradores da área, a passagem é conhecida como 'shopping da droga', pois no local funcionam várias bocas de fumo (pontos de venda de entorpecentes).
O assassinato foi registrado na Seccional do Guamá pelo pai da vítima, que não terá seu nome identificado. À polícia, ele disse que nada sabia sobre como ocorreu o crime, ou quais os motivos. A principal hipótese é que Everton tenha sido vítima de acerto de contas. Ele respondia pelo crime de homicídio, segundo informou o delegado Jaimes Mercês, da Seccional do Guamá. A polícia não tem pistas dos assassinos e pouco sabe sobre o crime.
Caracterizado como crime por execução, o acerto de contas corresponde a 90% dos homicídios registrados na Região Metropolitana de Belém (RMB). Este tipo de prática já faz parte do cotidiano dos moradores do bairro da Terra Firme, considerado um dos mais violentos de Belém. De acordo com a polícia, a maioria dos crimes é resultado da briga pelo comando do tráfico de drogas na área das passagens Ligação e Lauro Sodré.

Nenhum comentário: