terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Avião cai com dez a bordo e dois morrem

No AMAZÔNIA:

O avião Bandeirantes bi-motor, com registro Embraer 110, prefixo PT-TAF, de propriedade da empresa Piquiatuba Táxi Aéreo, de Santarém, e fretado para o grupo paraense Reicon, caiu por volta das 16h de ontem, no município de Senador José Porfírio, próximo a Altamira. O avião saiu de Belém às 12h51 com destino à fazenda Rosinha, de propriedade do empresário José Rebelo e que fica localizada na PA-167, entre os municípios de Vitória do Xingu e Senador José Porfírio. Quando se aproximava da cidade, a aeronave sofreu uma pane, ainda sem causas conhecidas, e caiu na mata com dois tripulantes e oito passageiros a bordo. Entre eles, o filho do empresário José Rebelo, Luiz Rebelo Neto, de 59 anos, e o piloto da aeronave, comandante Navarro, que, segundo informações do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I), morreram no acidente.
O empresário Luiz Rebelo estaria acompanhado de empresários de uma construtora. Eles iriam até a sede da fazenda Rosinha para discutir as obras da hidrelétrica de Belo Monte. Segundo informações do presidente do Aeroclube do Pará, Paulo Sérgio Rodrigues, o motor do avião parou de funcionar ainda no ar.
O piloto do avião, um dos mais experientes do país e com cerca de 50 mil horas de voo, teria tentado fazer dois pousos de emergência, mas não obteve sucesso. Sem controle, o Bandeirantes se chocou contra árvores da região.
Na sede da Piquiatuba Táxi Aéreo, um funcionário identificado como Nilson, confirmou o acidente aéreo e informou que o piloto tentou, em vão, fazer o pouso forçado. De acordo com o funcionário, a empresa enviou duas aeronaves ao local do acidente, mas até o final da noite não foi possível fazer contato com ninguém, pois a área é de difícil acesso e a comunicação é precária.
O sargento Fábio, do Seripa, informou que existem sobreviventes à queda do avião (que caiu em uma mata fechada) e que recebeu ainda ontem três oficiais do órgão. 'Um helicóptero do grupo de Serviço Aeronáutico (Salvaero) já enviou uma equipe de busca para ajudar os sobreviventes', disse o sargento.
Hoje, pela manhã, um avião do Governo do Estado seguiria até Altamira para prestar maior socorro às vítimas.
Feridos - O avião levava a bordo, além do empresário Luiz Rebelo Neto, e o piloto, comandante Navarro, outros oito passageiros. Todos homens. De acordo com um dos funcionários da Reicon, de propriedade do empresário paraense, os passageiros eram empresários que iriam conhecer a fazenda Rosinha, que fica na área onde a hidrelétrica Belo Monte será construída.
Os primeiros socorros às vítimas do acidente foram prestados pelo Corpo de Bombeiros de Altamira. Os oito sobreviventes foram levados para o Hospital Regional do município, onde deram entrada por volta das 21h de ontem. Quatro estariam em estado grave.

Nenhum comentário: